As melhores postagens

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cuidados com os ouvidos dos animais

Já escrevemos em vários posts e quem tem pet já deve ter ouvido de um veterinário a importância de cuidar dos ouvidos de seu peludinho.

Os ouvidos de nossos amiguinhos são mais sensíveis que os nossos e, principamente nos cães de orelha caída, é muito comum que inflamem constantemente.

A inflamação no canal auditivo chama-se otite, e nos animais domésticos, é mais comum seu aparecimento em cães do que em gatos.   Isso se deve ao fato de as orelhas caninas serem caídas, propiciando um ambiente escuro, quente e úmido, mais favorável para o surgimento dos causadores da inflamação. Além disso, cães tomam banho com maior frequência, o que facilita a entrada de água nos ouvidos quando o banho não é dado por profissionais, ou sem os devidos cuidados.



Nos gatos, é mais comum o surgimento da otite causada por ácaros, que é conhecida como sarna de ouvido. Nesse caso, a coceira excessiva próximo às orelhas pode até mesmo causar feridas e perda de pelos no local

A otite pode ser causada por diversos fatores, como parasitas, germes, fungos ou bactérias, causando grande incômodo e dores ao pet. Um sinal de que ele possa estar com otite é o fato de coçar constantemente as orelhas, andar com a cabeça baixa e não permitir que o dono o afague no local. Além disso, em casos crônicos, pode haver mau cheiro e a presença de secreção.

A otite também pode ser transmitida com o contato entre um animal doente e outro saudável. Em alguns casos com a utilização de instrumentos (como pinças) infectados, em outros apenas a proximidade. É muito comum o surgimento da otite em filhotes, que por possuírem a resistência ainda baixa, podem contrair a doença da própria mães.

O diagnóstico pode ser facilmente detectado em consultas veterinárias periódicas e tratamento para a otite não é difícil, mas deve ser prescrito apenas pelo veterinário, pois ele irá avaliar o melhor procedimento conforme cada caso. Ao dono do pet, cabe seguir o tratamento indicado de forma correta para que o animal se cure o quanto antes.

A inflamação apresentada em animais não é transmissível aos humanos, portanto não existem problemas entre o contato do humano com o animal doente.

Para evitar o surgimento da otite, coloque algodão nos ouvidos dos animais durante o banho e evite ao máximo a entrada de água. Limpe o canal externo removendo todo resíduo e umidade que possa causar a doença. Caso não saiba como fazer a limpeza, peça instrução a um veterinário.

Se tiver mais de um animal em casa, no surgimento da otite em um, o outro poderá precisar de tratamento também, portanto informe ao veterinário para que ele indique o tratamento preventivo. Nunca utilize o mesmo instrumento de limpeza de um animal para o outro sem a higienização prévia. O aplicador do medicamento também deve ser esterilizado com álcool antes do contato com os ouvidos.

Note os hábitos de seu animal e na desconfiança de atitudes que possam representar inflamação nos ouvidos, leve-o imediatamente ao veterinário. A falta de cuidados com a otite e os ouvidos dos animais pode chegar a causar surdez.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.