As melhores postagens

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros para animais

Você já parou para pensar o que fazer no caso de seu animalzinho passar por uma situação de emergência? Podem ser as mais diversas das situações, desde um corte ou engasgamento, à fraturas, envenenamento, atropelamento ou até mesmo uma parada do coração do animal.

Se você tem um animalzinho e sabe o quanto a vida dele vale para você, precisa saber o que fazer em situações inesperadas. Não precisamos esperar algo acontecer para lembrarmos de termos em local fácil o contato de um veterinário de confiança. Além disso, procure se informar se o veterinário de seu pet possui transporte especializado ou se oferecem as consultas em casa. Estes serviços costumam ajudar muito em momentos de emergência.

Ao viajar, procure pelo caminho clínicas e hospitais veterinários. Dessa forma, se seu pet estiver junto e precisar, ou se encontrar um animal em situação de emergência no local, poderá ajudá-lo sem perder tempo procurando um local.



Muitas vezes, durante o trajeto, o próprio veterinário pode informar os procedimentos de primeiros socorros a serem realizados, mas é primordial que você saiba manter a calma diante da situação para atender as instruções da maneira mais adequada e correta.

Como existem muitas situações a quais o animal pode precisar dos primeiros socorros, vamos dividi-los em uma série com diversos posts, um para especificar cada procedimento da maneira correta, e você poderá acompanhá-los diariamente aqui no Click Pata.

Primeiro, precisamos entender: O que são os primeiros socorros?
Primeiros socorros é como chamamos procedimentos de simples realização que devem ser realizados a partir do momento da ocorrência (acidentes de toda a natureza), até o momento da chegada do serviço de atendimento especializado. Os primeiros socorros podem e devem ser feitos por qualquer pessoa previamente instruída.

Qual o primeiro procedimento a ser feito nos primeiros socorros?
Após a ocorrência, o serviço médico veterinário deve ser imediatamente contatado para que atendam ao animal o mais breve possível. Caso haja possibilidade de transporte do animal, leve-o à clínica mais próxima e durante o caminho, informe o local para que disponibilizem um veterinário para atendê-lo imediatamente. Caso seja necessário o transporte especializado, procure se informar se há algo que você deva fazer enquanto aguarda. Neste momento, informe as condições do animal com cuidado e clareza, para que seja indicados os procedimentos corretos.

Em que situações específicas são adotados os primeiros socorros em animais?
-Intoxicação e Envenenamento 
Principais causas: ingestão de alimentos estragados, contaminados propositalmente por pessoas mal intencionadas, iscas para ratos e produtos de limpeza.
-Cortes e Ferimentos
Principais causas: brigas com outros animais, cacos de vidro ou fragmentos cortantes nas ruas, pedras ou objetos atirados propositalmente por pessoas mal intencionadas, acidentalmente.
-Sufocamento e Asfixia
Principais causas: engasgamento com comida, pelos, brinquedos e objetos pequenos.
-Queimaduras
Principais causas: contato do animal com fogo, velas, fogão, superfícies quentes como ferros de passar roupas e água fervente.
-Parada Cardíaca e Respiratória
Principais causas: situação de choque ou susto, idade, entre outras.
-Fraturas
Principais causas: quedas e atropelamentos.
-Choque Elétrico
Principais causas: contato do animal com fios elétricos, tomadas e itens com carga elétrica.
-Picadas de Insetos e Animais Peçonhentos
Principais causas: contato do animal com insetos como vespas, marimbondos e abelhas, cobras e outros animais que possuam ferrão, veneno ou que possam causar alergia no pet.

Continue acompanhando nossos posts durante os próximos dias e aprenda em detalhes cada procedimento para ajudar seu peludinho em situações de perigo. Seu animalzinho depende de você, e se souber o que fazer, poderá ajudá-lo a sobreviver a condições inesperadas, ou passar por elas sem sequelas posteriores.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.