As melhores postagens

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Animais: Anti-depressivo eficaz para idosos

Uma família composta por pais e um ou mais filhos, com o tempo é desfeita. Desfeita por causas naturais, onde os filhos se casam ou vão em busca de suas vidas independentes e saem do lar, o(a) companheiro(a) vem a falecer e muitas vezes o(a) idoso(a) vem a se encontrar sozinho, o que pode causar doenças como a depressão e o Alzheimer.

No caso da depressão, o idoso tende a não sentir mais desejo de sair de casa, sente medo de sair sozinho, acha-se incapaz de fazer atividades rotineiras como compras, cozinhar, lavar a louça e etc... Um idoso que chega a este estado, começa inclusive a desenvolver outras doenças, uma vez que a depressão começa a trabalhar no sistema imunológico. Em casos extremos, o idoso chega ao mal de Alzheimer, cada vez mais comum na terceira idade atual. Um paciente de Alzheimer esquece-se aos poucos quem são seus familiares, confunde seu passado com seu presente, e muitas vezes age como crianças, sem noção de riscos e perigos.

Como a velhice chega para todos, ela não deve ser temida, mas precisamos nos preparar para recebê-la. O que ajuda a prevenir o envelhecimento da mente são atividades como palavras cruzadas e leitura de revistas de diversos assuntos. Para evitar a solidão na velhice, as alternativas são o envolvimento com grupo de pessoas da mesma idade e interesses, assim como a adoção de um animalzinho.



Animais ajudam no desenvolvimento da paciência, além de serem ótimos companheiros, pois respeitam seu tutor e não tem preconceitos com suas limitações físicas e nem idade.

Principalmente idosos em tratamento em lares precisam do contato com animais, que os ajudam como verdadeiros terapeutas. A interação com animais tira a sensação de abandono que o idoso geralmente sente, ajudando na recuperação e socialização do idoso.

O relacionamento entre o animal e o idoso é um relacionamento de superação de limites, compreensão e acaba sendo um calmante, uma vez que o toque no animal é comprovadamente uma ação terapêutica, pois acalma, reduz a ansiedade e o stress.

A vivência com os animais também ajuda o idoso a exercitar-se com pequenas ações, como a troca de água, comida e limpeza das sujeirinhas do pet, levando-o a sair da rotina e evitando também o surgimento do Alzheimer.

Neste link você pode encontrar um estudo médico mais detalhado sobre os benefícios do relacionamento animal com o idoso.

Se você tem um idoso na família com sintomas de depressão e sentindo-se abandonado, incentive-o a adotar um animalzinho. Abrigos geralmente já possuem animais adultos e bem tratados que já são mais tranquilos e podem ser ótima companhia para o idoso!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.