As melhores postagens

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuidados com as unhas de seu gatinho

As unhas dos gatos são suas principais armas de ataque e defesa, além de ajudá-los em sua natureza caçadora e como excelentes escaladores de árvores e andadores de muros e telhados que são.

O problema acontece que com a domesticação dos gatos, as unhas passaram a não ser tão necessárias e quando muito afiadas, são até mesmo um risco, pois os gatinhos podem machucar seus donos (mesmo que sem querer) ou estragar os móveis da casa.

Para isso, muitas pessoas optam por cortar as unhas de seus gatinhos. Mas cortar as unhas dos pequenos leõzinhos pode não ser tão fácil quanto parece, então, segue algumas dicas de como cumprir esta missão de forma segura e sem traumas para seu gato.


Imagem do Blog Amor e Miados
Uma opção é cortar as unhas no tosador, junto com os dias de banho. Isso pode funcionar se seu bichano toma banhos frequentes em pet shops. Se não, o jeito para manter as garras aparadas e evitar arranhões, é você mesmo aprender a cortar as unhas do gatinho.

Imagem do Blog Amor e Miados
Quanto antes você começar, mais fácil será para manipular o gatinho a cada vez que precisar cortar as unhas ou realizar qualquer outro procedimento. O importante, antes de começar cortando as unhas, é conhecer a estrutura de seu gatinho e saber que existem ramificações sanguíneas dentro das garras. Essa parte é delicada e pode ser atingida ao cortar as unhas em demasia, o que causará dor e sangramento em seu gatinho, além de que ele nunca mais deixará você chegar perto das patinhas.

As ramificações sanguíneas podem ser facilmente vistas. Ao apertar a palminha da pata do gato, as garras saem e ficam expostas para o corte. Ao observar as garras, você verá a ponta, sendo levemente transparente, e próximo à raiz, uma parte rosada acompanhando o formato da garra. Esta parte rosada é conhecida também como sabugo e é onde se encontram as ramificações sanguíneas.

Imagem do Blog Amor e Miados
Existem cortadores apropriados para o corte de unhas dos bichanos. Cortadores como os dos humanos podem quebrar as camadas externas das unhas, devido a pressão que exercem, e isso pode causar escamamento das unhas e sensibilidade.

Quem determinará a frequência de cortes das unhas do gato é você mesmo, alguns tendem a precisa cortar semanalmente, outros quinzenalmente, portanto vai de você observar seu bichano para detectar o momento mais propício.

O fato de estarem com as unhas cortadas, não os fará parar de arranhar móveis e as coisas da casa, apenas minimizará o estrago. Arranhar é um instinto do gato, não só para afiar as unhas, como para demarcar seu território. O ideal neste caso, é dar arranhadores para os gatos e ensiná-los a usar somente o local apropriado.

Imagem do Blog Amor e Miados
Algumas pessoas ainda buscam evitar que seus gatos afiem as unhas nos móveis utilizando capas protetoras de silicone para as unhas. Existem opções coloridas e transparentes, mas parecem ser incomodas para o animal, além de tirar sua natureza. Neste caso, vai de cada tutor e cada animal a adaptação e utilização deste artifício.

Felizmente no Brasil é proibido, mas em alguns países pessoas apelam para procedimentos cirúrgicos de extração das garras. Este procedimento é muito doloroso e monstruoso. Causa extremo sofrimento no animal além de mutilação. As unhas são uma importante característica nos felinos, para quem não as aceita, a dica é optar por outro animal de estimação.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.