As melhores postagens

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Como tratar arranhões de gato

Quem tem ou convive com os bichanos sabe que não está livre de eventuais arranhões. Mesmo com as unhas cortadas, os arranhões podem acontecer e geralmente são sem querer, durante uma brincadeira ou momento de empolgação do gatinho.

Mas mesmo sem querer, um arranhão de gato pode ser extremamente perigoso. As unhas afiadas do gato, com as bactérias presentes e a penetração nas camadas da pele causam inflamação e infecção imediata no local que, se não tratado adequadamente, pode transmitir doenças, causar febre, dor, surgimento de pus e a infecção ainda pode ser transmitida para outras áreas do corpo. Os riscos de um arranhão de gato são ainda maiores em pessoas diabéticas ou portadoras de qualquer doença que dificulte a coagulação e cicatrização de cortes.

Então, como agir quando levar um arranhão de um gato?

Primeiro lave e esterilize o local com água corrente e, se tiver, soro fisiológico.

Contenha o sangramento com gaze ou um pano limpo até que você possa começar a tratar a ferida.

Verifique a profundidade do arranhão e aplique uma pomada antibiótica ou própria para machucados, como Nebacetin ou Furacin, que são facilmente encontradas na maioria dos lares.

Feito os primeiros socorros, vá para um pronto socorro para que um médico observe o ferimento. Pode ser que o especialista indique um anti-inflamatório em comprimido para ajudar na cicatrização.

Durante a cicatrização, é importante observar se o corte está secando sem pus ou inchaço e evitar coçar e tirar a casquinha que se formará. No máximo em 10 dias o arranhão já terá desaparecido, em alguns casos, quando o corte for muito profundo, poderá deixar uma cicatriz no local, portanto é importante tomar cuidado ao tomar sol, protegendo o local com protetor sola de alto fator e sempre que possível uma gaze cobrindo a ferida.
#clickpata

3 comentários:

  1. muito obrigado levei um arranhão de gato um corte fundo e isso me ajudou sótenho que agradecer a vocÊs

    ResponderExcluir
  2. Eu levei um arranhão do gato da minha amiga qnd eu fui soltar ele no sofá e ele era da rua. oq eu faço com o arranhão? ele era filhote e o meu arranhado nao é muito fundo. obg favor me diga como previnir a doeça.

    ResponderExcluir

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.