As melhores postagens

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como lidar com as pulgas e carrapatos

Sem dúvida, as pulgas e os carrapatos são grande inimigos de quem tem um animalzinho de estimação. As pulgas e carrapatos são pequenos parasitas mas que podem acarretar grandes problemas à saúde do animal, além de coceiras e incomodo.

Cães tem maior probabilidade a aparecerem em casa com pulgas e carrapatos. Isso se deve ao fato de saírem para passear nas ruas e serem mais sociáveis com outros cães. Gatos que ficam apenas dentro de casa dificilmente aparecerão com pulgas. Nos gatos também, a ocorrência de carrapatos é muito menor, devido sua pele (couro) e pelagem.

As pulgas são pequenos parasitas, ou seja, são animais que vivem em função de outro (por exemplo: cão ou gato). Como parasitas, elas se alimentam do sangue de seu hospedeiro e se abrigam em seu corpo e pelagem. O ciclo da pulga é muito rápido. Durante 21 dias, uma pulga adulta chega a botar 50 ovos. Destes ovos saem novas pulgas em um período de 10 dias. Os ovos das pulgas são pequenos pontinhos pretos vistos com facilidade em um animal infestado. Geralmente é o que cai com maior facilidade quando o cão ou o gato se coça. O problema da coceira é que o animal acaba espalhando os ovos de pulga pelo ambiente, o que tornará a infestação maior, uma vez que irá para o ambiente do animal.


Problemas mais comuns causados pelas pulgas:
-Anemia
-Verminoses
-Alergias

Nos casos das verminoses, o mais comum é o Dipylidium canino, que é o caso mais comum onde os vermes tem formato de grão de arroz e podem causar diarreia e excreção com sangue. O animal contrai o verme após ingerir uma pulga contaminada. Esse tipo de verme só atinge animais e é facilmente combatido com os vermífugos que existem no mercado.

O animal poderá tomar banho normalmente após o período especificado na embalagem do medicamento anti-pulgas. É recomendado que trate as pulgas junto com o tratamento para verminoses, uma vez que as pulgas são causadoras dos vermes.

Já os carrapatos são problemas mais críticos. Além de todos os problemas causados pelas pulgas, ainda podem transmitir sérias doenças diretamente no sangue do animal, como a Babesiose, Borreliose ou Doença de Lyme, Ehrlichiose e até mesmo a Febre Maculosa. Na maioria dos casos os sintomas são febre, falta de apetite, náuseas e depressão no animal. O combate e tratamento dessas doenças devem ser administrados por um veterinário e na falta de tratamento adequado, ou detecção tardia do problema, o animal pode não resistir e morrer.

Para evitar carrapatos em cães, existem coleiras e as mesmas soluções tópicas que são utilizadas em casos de pulgas. Banhos frequentes e higiene do local de habitação do cão ajudam para que o animal mantenha-se saudável e sem carrapatos. A tosa de animais com pelos longos no verão também ajuda a evitar carrapatos.


Como combater as pulgas e carrapatos:
-Aplicação de soluções de uso tópico, facilmente encontradas em pet shops
-Limpeza do ambiente do animal (cama, cobertores e brinquedos)
-Limpeza do ambiente com álcool e desinfetante (carpetes, pisos, sofá)

O importante é sempre ficarmos atentos aos nossos animais. Ao convivermos com um animalzinho de estimação, passamos a conhecer seu comportamento e sabemos quando algo não está normal. Qualquer atitude diferente de seu pet, procure um veterinário.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.