As melhores postagens

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hora do banho!


Dar banho em animais pode ser uma tarefa bastante divertida, tanto para você, como para seu pet, se ele gostar de água. Mas, alguns cuidados são necessários antes de colocar o peludo de baixo d'água.

Caso você não tenha muita experiência em dar banho em pets, o ideal é que leve-o a um pet shop para que ele seja manuseado corretamente por profissionais, evitando traumas posteriores. Além disso, nos pet shops utilizam produtos adequados para cada tipo de pelo e ainda possuem a vantagem da tosa, que deve ser feita regularmente na maioria das raças de cachorros.

Mas por outro lado, levar o animal com frequência ao pet shop pode se tornar algo trabalhoso, custoso, além de exigir um meio de transporte próprio para isso, então, dar banho no pet em casa pode ser a melhor opção e ainda representar um momento bem divertido entre você e seu pet, que poderá estreitar ainda mais os laços de amor e carinho entre vocês, então, para aproveitar melhor o banho de seu pet, aí vão algumas dicas.

Cuidados antes do banho. Separe todas as coisas que seu animal vai usar no banho para que não precise parar no meio. Se tiver um gatinho, um dia antes você pode aparar as unhas para evitar que ele te arranhe. Animais manuseados desde filhotes não estranham o banho e acabam se acostumando, se feito com certa frequência.

Proteja os ouvidos. Como já explicamos aqui, os ouvidos dos animais são muito sensíveis, e protegê-los da entrada de água no canal auditivo pode prevenir o surgimento de inflamação e doenças. Uma bolinha de algodão já vai resolver o problema. Para colocar o algodão, dê uma torcidinha na ponta, para que entre e fique bem firme dentro do ouvido. Use um pedaço grande de algodão para que consiga retirar depois. Se seu pet ficar muito agitado na hora de colocar o algodão, um petisquinho ou uma comida que ele goste poderá ajudar. De qualquer forma, evite molhar a cabeça do animal diretamente.

Temperatura da água. Assim como nós, o animal gosta de uma banho quentinho, a temperatura pode variar de 32 a 40ºC, tudo vai depender se seu pet e do clima. Banho frio, só no calor e com muito sol, mas o ideal é que a água seja sempre morna.

Local do banho. Animais de pequeno porte podem tomar banho em bacias, tanques ou no prórpio box. Já os maiores devem ser colocados em um local onde consigam se movimentar. O quintal de casa pode ser um bom local, desde que o animal fique preso na guia para não fugir ou exagerar na bagunça.

Entrada na água. Alguns animais tomam banho numa boa, outros, como os gatos, dão um pouco mais de trabalho e exigem paciência. Ao colocar a água em contato com seu pet, comece molhando-o lentamente, jogando a água com as mãos até que ele permita usar uma mangueira ou canequinha.

Hora de ensaboar. Essa é a hora mais gostosa do banho. Com uma esponja e shampoo para pet hipoalergênico, vá ensaboando o animal começando pelas partes mais sujas, passando no animal todinho no sentido do pelo e contra. Animais com pelo muito crespo pode utilizar condicionador após ensaboados. a boca deve ser lavada mas com cuidado para que o animal não ingira o shampoo. Evite também jogar água e sabão diretamente no rosto e cabeça de seu pet, além de cuidar com os olhos. Para lavar o rostinho, jogue água com as mãos e em pouca quantidade. Depois de bem ensaboado e cheiroso, só enxaguar.

Secagem. O ideal é que o animal seja seco com uma toalha e depois com o secador, evitando que sua pele fique úmida e podendo causar micoses, fungos ou outras doenças de pele. Caso seu pet não se adapte com o secador, procure deixá-lo no sol para terminar a secagem.

Frequência de banhos. No calor, o ideal para cães, dependendo da raça, é a cada 7 dias. Gatos, podem ter uma frequência menor, com intervalos de 15 a 30 dias entre um banho e outro. O que não deve ser feito é repetir banhos ou molhar o animal em intervalos menores que 7 dias, pois isso pode tirar a oleosidade natural do pelo do animal, acarretando em doenças de pele e perda do brilho.

Depois do banho, é só curtir seu amiguinho cheiroso, fresquinho e ainda mais gostoso. Faça bastante carinho em seu pet após o banho, para alguns pode ser um momento de stress, então uma recompensa pelo bom comportamento, como um petisco, pode ser uma boa ideia e uma boa maneira de ajudá-lo a se acostumar com banhos.

Outra dica bem legal são os banhos a seco, sprays que limpam, sem a necessidade do uso de água, mas não substituem completamente os banhos convencionais.

Com os gatos é possível sim dar banho, mesmo que alguns tenham pavor de água, precisarão de algumas estratégias e muita paciência, mas não é estranho que logo o bichano se acostume com o banho.

Importante: Se seu animal estiver utilizando algum medicamento tópico, leia as instruções sobre o banho após a aplicação para não remover a ação do produto.

Esperamos ter ajudado, e que você aproveite o banho de seu peludinho!

#clickpata






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.