As melhores postagens

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - sufocamento e asfixia

O engasgamento em animais é bastante comum. Isso ocorre porque cãezinhos e gatinhos costumam brincar com o que pode e o que não pode. Além disso, animais mais gulosos podem engasgar com a própria comida ou salivação.

O engasgamento ou o sufocamento (asfixia) acontece quando o objeto ou pedaço de comida fica parado na garganta ou via respiratória.

Um animal engasgado pode apresentar:

-Incômodo na boca e movimentação em excesso
-Movimentação da língua e salivação
-Arroxeamento das mucosas, língua e gengivas
-Movimentos para trás e tentativa de tirar o objeto com as patas


Uma forma de evitar o engasgamento, é cuidar para que o animal não tenha ao alcance objetos pequenos que possa engolir. Brinquedos devem ser feitos apenas em tecido ou borracha, evitando peças soltas como olhos e nariz em plástico, para que o animal não engula.

Brincos, correntes, clips de papel, cordões soltos ou até mesmo tampinhas de garrafa não devem estar ao alcance do animal. Brinquedos que quebrarem ou rasgarem também devem ser substituídos, evitando que o animal ingira espuma ou pedaços de borracha.

Se mesmo com todos os cuidados, seu pet aprontar alguma coisa e vier a engasgar, antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, você deve identificar o que está engasgando o animal. Se for um objeto cortante ou pontiagudo, leve-o para o veterinário para recorrer ao procedimento cirúrgico. Se for um objeto como comida, bolinhas, ou brinquedos que não apresentem perigo ao animal, você poderá fazer o procedimento para a retirada do objeto da via respiratória.

O primeiro passo é identificar onde está o objeto. Se estiver de forma visível na garganta, você pode retirar com cuidado e com o auxílio de uma pinça ou os próprios dedos. Caso você não visualize ou não alcance o objeto, você pode dar uma colher de azeite para o animal que o ajudará a lubrificar o canal da garganta e realizar a Manobra de Heimlich no animal. Ao ingerir o azeite, o animal pode também engolir o objeto, neste caso leve-o ao veterinário para saber se será necessário o procedimento cirúrgico ou não.

Para fazer a Manobra de Heimlich em animais de porte grande, coloque-o de costas para você, erga-o com as costas do animal encostadas no seu peito e pressione-o logo abaixo das costelas com as duas mãos esticadas ou os dedos entrelaçados. A pressão deve ser feita com força para que o animal solte o objeto com pressão, o chamado "efeito rolha". Se o objeto não sair na primeira vez, tente até que consiga. Se não conseguir erguer o animal, dobre-se sobre ele e abrace-o com força abaixo de suas costelas.

Em animais menores ou gatos, o processo deve ser feito colocando o animal de cabeça para baixo, segurando seus pés e dando um tapa seco nas costas. No momento do tapa, deve-se cuidar com a coluna do animal, para evitar que quebre. Se não se sentir seguro para agir dessa forma, pode fazer como em bebês. Coloque o animal em seu colo, com o seu joelho entre as patas dianteiras e a cabeça levemente inclinada para baixo, e bata em suas costas.

Neste link você poderá assistir o vídeo da Dra. Elaine Pressuto sobre sufocamento e asfixia, as manobras são melhor ilustradas e você pode tirar suas dúvidas.

Mesmo após expelir o objeto, é sempre bom levar o animal ao veterinário para que ele verifique se o animal não apresenta nenhuma sequela. Casos frequentes de engasgamento também devem ser observados para que o veterinário identifique se estão sendo causados por outros problemas.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.