As melhores postagens

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - Parada Cardíaca e Respiratória

Assim como acontece em nós humanos, animais podem sim sofrer uma parada cardíaca e respiratória.

A parada cardíaca pode ser ocasionada por diversas situações, como após uma queda, acidente, dores fortes, engasgamento e até mesmo devido a idade do animal e fraqueza no coração, que é um músculo.

Para identificar se o animal está com parada cardíaca, observe se o animal está respirando pelo movimento da barriga e se aproximando do focinho para sentir a respiração. Não sentindo sinal de respiração, ouça se o coração está batendo. Se não estiver, inicie a massagem cardíaca.


Diferente dos humanos, não importa de que lado do animal a massagem será feita, desde que ele esteja deitado de lado, em uma superfície firme (mesa ou chão).

O local do coração do animal pode ser identificado ao encostar o cotovelo em seu corpo. O coração está localizado exatamente no ponto onde o cotovelo encosta no corpo do animal.

Em animais maiores você fará a massagem colocando uma mão sobre a outra e pressionando com o seu corpo o local. Nos menores, a massagem é feita com as pontas dos dedos. O procedimento pode chegar a fraturar a costela do animal, mas o importante é salvar a vida dele, a fratura será tratada por veterinários posteriormente.

Como o batimento cardíaco do cão é mais rápido que o nosso, portanto a massagem deve ser feita de forma rápida, para que o coração mantenha seu ritmo de batimento. Em alguns casos, deve ser feita a respiração boca-focinho, que parecida com a boca-boca feita em humanos, você levará ar até o focinho do animal.

Para isso, envolva o focinho com as duas mãos, coloque sua boca envolvendo o focinho (nariz e boca) do animal e sopre. Se você tiver nojo, ou não conhecer o animalzinho, faça com suas próprias mãos uma proteção de contato, sem que obstrua a passagem de ar nas vias respiratórias do animal. Como o pulmão do animal é menor que o de um humano, leve o ar com delicadeza e bom-senso.

Este procedimento de massagem e respiração artificial deve ser feito enquanto aguarda o resgate do animal, que deve ser chamado no exato momento em que você encontrar o animal com a parada cardíaca, e não deve parar até que o resgate especializado chegue para fazer a locomoção do animal.

Por se tratar de um procedimento extremamente técnico, selecionamos o vídeo deste link, explicando muito bem o processo pela Dra. Elaine Pressuto para que você possa observar como deve ser feito.

É muito importante conhecer este procedimento pois você pode vir a precisar salvar a vida de seu peludinho a qualquer momento.

#clickpata


Um comentário:

  1. nossa amo animais estou acabando meu curso de técnico em enfermagem mais sempre sonhei ser uma veterinária ,mais não tenho dinheiro pra isso

    ResponderExcluir

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.