As melhores postagens

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Gatos da Lagoa Taquaral (Campinas/SP)

O post de hoje é um assunto muito sério. Fazia algum tempo que eu (Jéssica) não ia andar na Lagoa do Taquaral, mas com a chegada do ano, academia em férias, e excesso de comidas gostosas nas festas, decidi dar uma caminhadinha enquanto meu marido corria.

Fui pelo lado de dentro da lagoa, e observando placas que a prefeitura colocou nos portões e diversos locais conscientizando sobre o abandono de animais. Eu sabia que gatos estavam sendo abandonados na Lagoa há algum tempo, mas como fazia muito tempo mesmo que não ia caminhar, imaginava que os animais já tivessem sido recolhidos.

Logo que entrei pelo portão principal, me deparei com um branco e preto deitado na grama. Extremamente dócil, já adulto e castrado. Imaginei que fosse trabalho da prefeitura, mas, mais pra frente vi cada vez mais gatos, adultos, filhotes, de todas as cores, em bom estado físico e em sua maioria castrados. Até que, passando a concha acústica, encontrei duas voluntárias alimentando os gatos e parei para conversar.



Foi então que vi muitos gatos, na maioria filhotes, rodeando o pratinho de ração, alguns ariscos, outros tentaram a aproximação com os humanos, mas não deixaram pegar no colo. E junto com as voluntárias estavam três filhotes que mal tinham aberto os olhinhos e que haviam sido resgatados há pouco, no meio do mato.

Dos três pretinhos básicos, um tem a patinha traseira deformada, o que provavelmente impossibilitaria sua sobrevivência se não tivesse sido resgatado.

Os filhotinhos foram levados pela voluntária para serem alimentados, limpos, cuidados e se manterem aquecidos. Eles estavam tremendo de frio, então no momento do resgate foram colocados entre jornal e sacolas para se manterem juntos e aquecidos.

Conversando com a voluntária e a população que estava próxima, descobri que é crescente o número de novos animais abandonados no local. A prefeitura não alimenta os gatinhos, nem ajuda na castração. As próprias voluntárias fazem o que podem para ajudar os animais a sobreviverem. Tiram fotos para divulgar os gatos e tentar ajudá-los, inclusive, as fotos desse post foram feitas por elas. Por não terem um local de abrigo, os gatos adultos não podem ser resgatados, e os filhotes resgatados precisam de lar temporário para receberem os cuidados necessários. Além disso, as voluntárias precisam de doações de todos os tipos. Alimentação, recursos financeiros para castração, lar temporário para os animais resgatados, leite em pó específico para animais filhotes, enfim... toda e qualquer ajuda!

Se você não tem um animal e não puder adotar, você pode apadrinhar um. As fotos dos gatos encontrados e dos animais que estão na Lagoa podem ser vista no Facebook Gatos da Lagoa Taquaral.

Além disso, lembro aqui a importância da castração de animais. Se você tem pets em casa, deve castrá-los e evitar a superpopulação de animais na nossa cidade. Algumas ONGs, por possuírem parcerias e convênios com clínicas veterinárias, conseguem oferecer a castração a valor reduzido, como é o caso dos nossos amigos Viralatinhas. Em Campinas, a UPA e a IVVA também são ONGs que podem atender os animais na castração, viabilizando o valor do procedimento. Para conhecer melhor sobre o projeto, basta clicar nos nomes das ONGs citadas acima que será direcionado para a página sobre o projeto de castração.

Precisamos de ajuda!! Quem quiser e puder ajudar no caso dos gatinhos da Lagoa, podem entrar em contato diretamente com as voluntárias pelo Facebook, ou aqui no Click Pata pelo nosso email clickpata@gmail.com ou nesta página. Esse não é um trabalho fácil e eu mesma não tinha conhecimento das dificuldades de protetores e ONGs até a adoção do meu Tião. Eu só conheci a importância da castração após perder duas gatas vítimas do câncer de mama. Então, precisamos de ajuda para conscientizar, precisamos de todo o apoio possível para que mais pessoas apoiem e ajudem a nossa causa.

Terminando meu passeio, encontrei um gato, lindo, pretinho, extremamento dócil e cheio de vontade de um chamego, cerca de 6 a 7 anos, com pelo longo e macio (apesar de sujo). Já castrado, mas muito magro e em seus olhinhos haviam manchinhas brancas (vejam na foto ao lado), representando possível presença de catarata. Assim como em humanos, a doença pode acontecer nos animais e as causas podem estar associadas a raças com pré-disposição, idade e diabetes. Os animais sofrem com isso pois atrapalha em sua visão, deixando-os suscetíveis a predadores e a maus tratos. Isso me fez refletir do quanto nossa cidade e população ainda precisam de conscientização e respeito aos animais... Como as pessoas podem desprezar animais tão indefesos? Por que tanto preconceito?

E é finalizando por aqui esse triste post, que desejo um ótimo final de semana a todos. Diferente dos demais posts desse blog, este escrevi em primeira pessoa, porque é algo que me sensibilizou e quero, do fundo do meu coração, que chegue às pessoas corretas para nos ajudar nesta causa. Para os que forem aproveitar o final de semana para fazerem uma caminhada ou visitar a lagoa, observem a quantidade de animais ali. Se virem pessoas abandonando animais ou mau tratando os que ali estão, denunciem. Só assim poderemos mudar esta situação tão crítica!

#clickpata

Um comentário:

  1. Realmente, é um trabalho árduo, feito com amor e totalmente voluntário, eis que a Prefeitura de Campinas não fornece sequer um centavo para aliviar a fome e dar o mínimo conforto ou segurança para os animais. Também sou voluntária na Lagoa do Taquaral e, apesar das dificuldades, é extremamente gratificante ajudar um pouco financeiramente e dando parte do meu tempo para eles. São maravilhosos !!

    ResponderExcluir

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.