As melhores postagens

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As dificuldades das ONGs e Protetores

A cada dia que passa fica mais evidente o quanto as pessoas ficam admiradas pelos trabalhos das ONGs e Protetores de Animais quando os conhecem. Realmente, é um trabalho muito bonito sair de casa, resgatar um animalzinho das ruas, tantas vezes filhotes tão frágeis e que às vezes sobrevivem, às vezes não. Resgatar animais machucados, entre a vida e a morte, cuidar, acreditar na vida mesmo que as condições provem o contrário e com força e amor deixá-los belos novamente para encontrarem um lar...

Sim, o trabalho é lindo, mas conseguir finais felizes nem sempre é tão fácil. Os voluntários e protetores enxergam a necessidade do animal e seu amor pela vida os fazem tomar ações impensadas, agir com o coração em prol do que acreditam, mas entre o resgate e as adoções eles precisam de muita ajuda!


É de se concordar que não são todas as pessoas que tem o dom para serem protetores ou voluntários de uma ONG e por isso nem pode-se existir este apelo. Quando se fala em ajuda, fala-se sobre qualquer tipo de ajuda. Doações, lar temporário, ajuda na castrações, medicamentos, alimentos, abrigo, divulgação do trabalho... Enfim, toda e qualquer forma de ajuda é uma GRANDE ajuda para a causa animal.

Você já parou para pensar, ao ler o anúncio de um animal para adoção castrado e vacinado, quem pagou pelo veterinário que realizou aquele serviço? Por mais que o adotante acerte com o protetor ou com a ONG os custos que teve com o animal, muitas vezes além da vacinação e castração, por mais que o veterinário tenha feito uma condição bacana para o caso do animal para adoção, o protetor teve despesas com alimentação, transporte, medicamentos, precisou pensar em toda a logística com o animal desde seu resgate até sua adoção (tem protetor que é chamado para resgatar animais em outras cidades, ou quando adotados, os mesmos podem ser levados a distâncias de até 100km), custo com produtos de higiene e limpeza para manter sua casa (que na maioria das vezes é onde os animais ficam até serem adotados), e esses são apenas alguns dos custos que quem trabalha com a proteção de animais pode vir a ter. Em casos extremos até mesmo a cirurgia do animal é paga pelo protetor ou voluntário. Algumas ONGs recebem auxílio de grandes marcas de produtos animais e estabelecimentos conceituados, mas a grande maioria e principalmente os protetores, vivem apenas de doações de voluntários

Existem muitos protetores endividados, muitas vezes sem condições de ajudar mais animais porque falta ajuda para eles mesmos. E esse lindo trabalho que realizam, com tanto amor e carinho, muitas vezes chega a lhes causar problemas familiares e sociais. Muitos choram e sofrem com a condição que vivem e por não conseguirem ajudar mais. Se cansam por não verem os frutos que esperam para seu trabalho, mas eles não param, nada os desmotiva, porque não existe nada mais gratificante para um protetor do que ver um animal reabilitado e em um lar com amor e carinho.

Mas o apelo do post de hoje é muito simples e pequeno. Se cada um fizer sua parte, aos poucos nos tornamos mais fortes e conseguimos fazer MAIS. MAIS pelo bem de nossos animais, MAIS para que o trabalho dos protetores continue, MAIS pelo futuro de nossas cidades com uma população consciente e responsável.

Ajude uma ONG em sua cidade ou um protetor independente. Você pode ajudar com doações em dinheiro e recursos para castrações e vacinas, alimentos e produtos para animais, vermífugos, leite para filhotes (PetMilk), produtos de higiene, jornal, remédios para pulgas e carrapatos, e até mesmo se você não tem condições financeiras para ajudar como gostaria, pode ajudar oferecendo lar temporário ou divulgando o trabalho de um conhecido para sua rede de contatos.

Vale lembrar que quem oferece lar temporário aos animais de uma ONG não terá despesas. A alimentação, necessidades e tratamentos serão providenciados pela ONG, o voluntário precisará apenas hospedar o peludinho em sua casa até que o mesmo consiga um lar. É preciso também ter em mente que nem sempre a adoção do animal é rápida, mas a própria ONG se encarrega em levar e buscar os animais para participarem das feiras de adoção e caso o voluntário não possa mais ficar com o bichinho, ele é encaminhado para outro lar, sem problemas. Só o que é necessário é que o voluntário para o lar temporário mantenha contato constante com a ONG e antecipe a comunicação de qualquer problema para que a ONG possa se organizar.

Muitas ONGs também realizam bazares, vendem materiais em suas lojinhas e todo o recurso arrecadado é destinado à sua manutenção e cobertura de dívidas. Participar destes eventos, e convidar pessoas também é uma forma de ajudar... Seu papel é fundamental para que mais pessoas conheçam este importante trabalho realizado por nossos peludos carentes.

Respeite e ajude as ONGs e Protetores de animais. Eles merecem nossos aplausos pelo árduo trabalho que realizam.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.