As melhores postagens

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - choque elétrico

Principalmente quando filhotes, é muito comum animais roerem fios e, quando há corrente, consequentemente serem vítimas de um choque elétrico.

Os riscos de um choque podem não passar de um simples susto ou causar queimaduras e parada cardíaca. Tudo vai depender da corrente elétrica, voltagem e tempo exposto a ela.

Para evitar o choque em seu animal, dê outras opções sem perigo para ele roer, como ossinhos, brinquedos, pedaços de couro e etc. Mesmo assim previna-se. Ao sair de casa, tire os fios das tomadas evitando que os mesmos tenham corrente por eles. Dessa forma você evitará que o choque aconteça sem você está em casa, deixando o animal sem socorro e podendo morrer.


Se mesmo com os cuidados, o animal levar o choque, observe-o de duas a três horas para ver se ele não vai apresentar complicações no pulmão nem no coração. Observe também se o choque não lhe causou queimaduras na boca e língua.

Em caso de queimadura, o veterinário indicará uma pomada antibiótica que possa ser ingerida e o animal apresentará resistência para comer. Prefira dar-lhe alimentos frios e de textura macia, como sachês, carne moída e caldos. Se mesmo assim ele não comer, deverá ser levado ao veterinário para administração de soro nas veias, evitando a desidratação.

Caso o animal permaneça conectado aos fios durante o choque, não encoste nele. Desligue imediatamente a chave geral e desconecte os fios da tomada. Observe se o animal está consciente e respirando. Caso não esteja, inicie o processo de ressuscitação ensinado aqui.

Sempre chame o serviço de emergência animal antes de qualquer procedimento e não pare a massagem cardíaca e a respiração artificial até que os socorristas cheguem, ou até que o animal recobre os sinais vitais.

Após sua recuperação, observe a extensão da queimadura e peça ao veterinário instruções de tratamento.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.