As melhores postagens

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Saúde dental dos animais

Nem todo mundo sabe, mas os animais precisam sim de cuidados odontológicos. Assim como ocorre em nós, humanos, a boca animal possui bactérias e está sujeita a inflamações da gengiva e ao surgimento do tártaro.

Em animais, é mais difícil o surgimento de cáries, visto que o correto é não dar doces para o bichinho comer, mas existem casos de animais que inclusive perderam os dentinhos por causa da cárie e mau tratamento dos dentes.

Para o animal ter uma boa saúde dental, os cuidados devem começar com a alimentação. Dar ao pet apenas comida própria para o pet, de acordo com sua raça e tipo, é essencial para evitar problemas dentários nos animais. Rações com a consistência mais dura ajudam a limpar o dente do animal através do atrito. Já rações moles, patês e sachês devem ser dados em menor quantidade, pois devido sua consistência, grudam facilmente na gengiva e céu da boca, gerando um local apropriado para a proliferação de bactérias.


Animais que brincam, mordem e roem brinquedos, ossinhos, biscoitos, petiscos ou chiclete canino (vendido em pet shops) também tendem a ter a boca mais limpinha, visto que os restos de alimentos e a sujeirinha acumulada nos dentes é facilmente retirada no ato de roer algo. Lembrando que petiscos e biscoitinhos são calóricos, então devem ser evitados para animais obesos. Nestes casos, prefira os brinquedos de borracha atóxicos vendidos em pet shops.

Existem ainda escovas e pastas de dentes específicas para animais, que se acostumados desde novos, aceitam a escovação diária numa boa, e até acabam gostando. É importante observar que as pastas de dentes e escovas são próprias para animais e devem ser compradas em pet shops ou indicadas pelo veterinário. Estas pastas para pet possui composição especial sem flúor e o pet pode ingerir a espuma e os resíduos sem problemas.

Quando animal já apresenta o tártaro em seus dentes, é necessário que um veterinário faça a limpeza. Para isso, o animal precisará de anestesia geral e o procedimento pode durar até duas horas, com a possibilidade de seu pet voltar sem algum dentinho em estado mais crítico. Além disso, este tratamento pode sair um pouco salgado na questão financeira do dono, por isso tão frequentemente é deixado de lado e acaba se agravando. Em casos graves o animal sente tanto desconforto e dor em seus dentes que deixa de comer, adoecendo e chegando a morte.

É necessário acompanhar com o veterinário de seu pet periodicamente como está a saúde bucal do seu peludinho. A prevenção é a melhor forma de evitar que seu animalzinho sofra posteriormente e a dica vale não só para cães e gatos mas para coelhos e roedores em geral.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.