As melhores postagens

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lugar de Pet é dentro de casa

Por mais difícil que seja manter muitos animais em casa, alguns esforços são necessários para proteger seu peludo dos perigos existentes nas ruas.

Animais domésticos geralmente são mansos e amigáveis com humanos desconhecidos, além de não saberem se portar fora de casa pois não têm malícia para atravessar ruas e procurar por comida e isso pode chegar a lhes custar a vida.

Um animal doméstico solto na rua pode facilmente ser envenenado na busca por comida ou por pessoas más que jogam veneno para animais de propósito. Ainda podem ser atropelados, chegando a perder membros ou a própria vida. Sem contar as possíveis brigas com outros animais das ruas que podem transmitir pulgas, carrapatos e doenças para seu peludinho.

Para evitar que seu animal saia de casa e fique exposto a tantos riscos, selecionamos algumas dicas interessantes para te ajudar a controlar o peludinho e demonstrar todo o seu amor por ele. Confira!

Faça passeios frequentes
Se seu pet é um cachorro, você sabe a necessidade que ele tem de sair para gastar energia e fazer suas necessidades fora de casa. Então, nada melhor do que se programar para levá-lo para passear de duas a três vezes no dia. Cães com muita energia confinados ao espaço da casa se tornam hiperativos e compulsivos, latindo excessivamente e roendo os móveis e objetos da casa. Só é importante lembrar que para passear com seu peludinho, ele deve estar de coleira e você precisa ficar bem atento com o que ele quer ver e cheirar. Ao chegar em casa, olhe minuciosamente se seu animal não contraiu pulgas ou carrapatos durante o passeio. Quanto antes for a detecção de parasitas, menores são as consequências.

Crie atrações dentro de casa
Gatos e cachorros se entediam facilmente com o ambiente da casa e muitas vezes é por isso que procuram sair e explorar o mundo afora. Enquanto seu animalzinho for mais novinho e curioso, tente criar coisas diferentes a cada dia para que ele se mantenha entretido com as opções da casa. Uma dica é dar ao animal um brinquedo diferente por dia. Guarde todos os brinquedos do seu peludo em uma caixa ou armário e a cada dia entregue um e guarde o do dia anterior. Além disso, certifique-se que não tem por onde ele fugir durante o dia. Se você deixa seu animal sozinho durante o dia, sempre observe que ele tem comida e água em quantidade suficiente para passar o dia.

Proteja sua casa
Muros e portões altos e telas nas janelas são fundamentais. Além de proteger que seu animalzinho fuja de casa, ainda evitam a queda de andares altos e a entrada de possíveis intrusos que possam ser atraídos por seu animal, ou comida.

Escolha o animal ideal para seu ambiente
Gatos e cães de porte pequeno são melhores em apartamento (telados) e cães de porte maior em casas, mas nada impede que você more em uma casa e tenha um gatinho ou um cachorro pequeno. O importante é conhecer os hábitos de seu animal para à partir de então tomar providências. Também é importante que os animais sejam castrados. Fêmeas no cio, principalmente gatas, atraem outros gatos para dentro de casa e você pode ter uma surpresa desagradável com urina de outros gatos e uma gravidez indesejada da sua gatinha. Além disso, a castração ajuda no controle de seu animal, diminuindo a necessidade do mesmo precisar sair.

Mantenha o ambiente arejado
Animais, assim como nós gostam de sol e ar fresco, portanto, mantenha o ambiente da sua casa arejado para que ele sinta-se confortável dentro de casa.

Identifique seu animal
Se seu pet estiver devidamente identificado, no caso de uma fuga acidental ou um pequeno descuido, ele poderá ser encontrado e você notificado. Coloque medalhas de identificação na coleira de seu pet e mantenha-a nele independente de você estar ou não junto. Outra opção também é a microchipagem dos animais, o que gera um maior controle e identificação do seu peludo.

Ame seu animal
Animais amados se apegam mais a seus donos, ficando mais obedientes e mantendo-se ao lado de quem lhes dá amor, carinho e alimento. O amor é fundamental para seu peludinho ficar dentro de casa.

Você ainda pode obter outras dicas com o veterinário do seu pet, que poderá orientá-lo a agir de acordo com a personalidade do seu bichinho de estimação.

Lembre-se: animal seguro é animal amado!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.