As melhores postagens

quinta-feira, 21 de março de 2013

Verminoses em animais

É frequente para quem tem um animalzinho de estimação falar sobre vermifugação. Vermifugar um animal, nada mais é do que o ato de medicá-lo com vermífugos, próprios para animais e facilmente encontrado a venda em pet shops e clínicas veterinárias.

A prática é tão comum que muitas pessoas não se atentam ao porque um animal contrai vermes e quais riscos as verminoses podem trazer aos nossos bichinhos, e até mesmo a nós mesmos.

Animais comumente se encontram com vermes, principalmente os filhotes. Isso acontece porque os animais são hospedeiros de diversos tipos de vermes intestinais e estão mais suscetíveis a contraí-los. A forma de verminose mais comum em cães e gatos domésticos é o Dipylidium caninum, também conhecido como o "verme da pulga", pois é transmitido pela pulga contaminada.



Mesmo animais que não saem de casa, podem ter contato com diversos microrganismos encontrados no lixo, nos nossos calçados (que consequentemente levamos para dentro de casa) e nas próprias impurezas do ambiente. Os animais não usam calçados, se lambem frequentemente, então, por maiores que sejam os cuidados, nossos bichinhos não estão livres dos vermes.

Sintomas mais comuns das verminoses:
-Inchaço na barriga
-Excesso de "remelinha" nos olhos
-Vômito
-Presença de sangue nas fezes
-Perda de peso
-Presença de vermes na caminha e locais onde o animal fica
-Incomodo e coceira no ânus

Os parasitas mais comuns ficam alojados no intestino, mas existem muitos vermes perigosos que podem ser encontrados em outros órgãos e corrente sanguínea.

Parasitas e Verminoses

Trichuris vulpis
Localização: intestino (colón)
Transmissão: alimentos e água contaminados

Dipylidium caninum
Localização: intestino
Transmissão: pulgas, piolhos ou carne contaminados

Ancylostoma caninum
Localização: intestino (delgado)
Transmissão: alimentos, água ou solo contaminados. Pode também ser transmitido de mãe para filhote pela placenta

Dirofilaria inmitis
Localização: coração e artéria pulmonar
Transmissão: mosquitos

Eimeria e Isospora
Localização: intestino (delgado)
Transmissão: alimentos, água e solo contaminados

Babesia canis
Localização: sangue
Transmissão: carrapatos
Este protozoário atua na corrente sanguínea destruindo os glóbulos vermelhos e causando anemia. Pode ser fatal ao cão, mas a cura é possível, conforme o tempo do diagnóstico.

Toxoplasma gondii
Localização:células sanguíneas e sistema nervoso central
Transmissão: água contaminada ou de mãe para filho através da placenta
Este protozoário é o causador da toxoplasmose, que pode afetar os humanos, principalmente gestantes e soropositivos (portadores do vírus HIV). A toxoplasmose é muito polêmica por se tratar de se um dos motivos de muito preconceito contra gatos, mas a verdade é que cães também podem ser portadores do protozoário. O importante é ressaltar que apenas animais contaminados com o Toxoplasma gondii podem transmitir a doença. Gatos tratados, vacinados, vermifugados, alimentados apenas com ração comercial e limpos dificilmente serão hospedeiros do Toxoplasma gondii. E mesmo se houver um gato comprovadamente hospedeiro em casa, a gestante só não pode ter contato com suas fezes, o contato com o gato não implica na doença.

Demodex canis
Localização: pele e raiz dos pelos
Transmissão: contato com o solo e animais contaminados

Sarcoptes canis (Sarna)
Localização: pele
Transmissão: contato com o solo e animais contaminados
Este parasita é o mesmo que atua em humanos e em animais. A melhor maneira de prevenir é a higiene.

Otodectes canis (Sarna de ouvido)
Localização: ouvido
Transmissão: contato com o solo e animais contaminados
Este tipo de sarna só ocorre em animais, causando coceira intensa, incomodo e podendo causar otite no animal.

Toxocara canis
Localização: intestino (delgado)
Transmissão: alimentos, água ou solo contaminados. Também pode ser transmitido de mãe para filhote pela placenta.
Este parasita também pode afetar crianças, sem necessariamente o contato com animais.

Para prevenir o surgimento de verminoses em seu animalzinho e em sua família, o ideal é manter sua residência sempre limpa, praticar bons hábitos de higiene como lavar as mãos antes das refeições e após o uso do sanitário, lavar frutas, verduras e legumes antes do consumo, comprar alimentos em locais de boa precedência e manter o animal sempre de banho tomado, com frequentes idas ao veterinário (no mínimo visitas anuais), e vermifugado a cada seis meses, ou conforme indicação veterinária.

Nosso bom convívio com nossos animaizinhos não pode ser influenciado pela presença de vermes e parasitas indesejados e nosso papel nestes casos é cuidar bem dos peludinhos para garantir ao máximo seu bem estar e saúde.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.