As melhores postagens

quarta-feira, 13 de março de 2013

Adoção de Animais Adultos

São frequentes os apelos que recebemos para ajudar animais adultos (muitas vezes idosos) a encontrar um lar.

Cães geralmente tem mais chances que gatos, mas mesmo assim é um número alto de "encalhadinhos" esperando um lar.

O alto índice de animais adultos para adoção se deve muito ao fato de que já foram resgatados adultos, pois foram abandonados, fugiram ou se perderam de seus donos. Mas um fator que contribui com o fato é a questão do preconceito. Muitas pessoas chegam a evitar adultos e escolher filhotes alegando que o filhote é mais fácil para ensinar o que pode ou não fazer, o animal adulto pode ser portador de alguma doença crônica, o animal adulto vai viver menos ao seu lado do que um filhote, entre tantas razões muitas vezes sem fundamento ou conhecimento sobre a situação. Até mesmo porque as ONGs geralmente avaliam a saúde do animal antes da adoção e todo e qualquer diagnóstico é informado ao novo tutor.


Caso Tutuco

O Tutuco é um gato dócil, de pelagem bicolor conhecida pelos gateiros como "Frajolinha", em homenagem ao gato Frajola dos desenhos animados que tem uma cor semelhante.

Ele já enfrentou muitos problemas nas ruas e foi vítima de preconceito até que apareceu em um condomínio no bairro Flamboyant, em Campinas/SP. A princípio ele era o mascote das crianças no playground, ficava perto de todos, sempre manso e sem nunca arranhar ou morder ninguém. As crianças o carregavam em suas brincadeiras e ele foi se tornando conhecido no condomínio.

Alguns moradores que tinham gatos em seus apartamentos passaram a alimentá-lo e seu comportamento dócil e social fez com que muitos se apegassem a ele. Por alguns ele era chamado de Roni, Rocco, até que ganhou o nome de Tutuco. Mas independente do nome, ele passou a conviver com tudo e com todos que gostavam de sua presença. Até castração de um dos vizinhos ele ganhou, resolvendo o problema de fugas para a parte externa do condomínio e demarcações de território desagradáveis.

Visitava diversos apartamentos e em muitos podia se encontrar ao lado de fora das portas um potinho com comida para o bichano que conquistou os moradores. Até mesmo os funcionários do prédio se apegaram ao gato. O próprio vigia noturno dizia ter ganho um companheiro de turno.

O problema foi que infelizmente o peludo não conseguiu conquistar todos os moradores, e alguns passaram a reclamar constantemente com o síndico sobre a presença do gato. Alguns que possuíam cachorros passaram a permitir que os mesmos fizessem as necessidades na garagem e nas calçadas internas do condomínio, alegando que se o gato podia, por que o cachorro deveria sair?

E como vida em condomínio preza pela paz de todos, os cuidadores receberam um ultimato informando nas entrelinhas que se ninguém se responsabilizasse pelo gato e o mantivesse dentro do apartamento, ele seria levado para outro local para ser ABANDONADO.

Uma das famílias que cuidava do gato, por não ter outro animal dentro de casa, abraçou a causa e abriu as portas para o bichano morar lá. Os primeiros dias foram difíceis, pois ele queria sair para circular por onde sempre imaginou ser seu lar, mas com paciência ele foi se adaptando e não sai mais do apartamento.

Ele estava bem instalado, mas o que pareceu ser um final feliz, se tornou o início de outro problema. A moradora do apartamento que o acolheu é uma senhora idosa que apresenta problemas pulmonares. Ela já sofreu de doenças como pneumonia e tuberculose, e hoje apresenta Fibrose Cística, uma doença que produz muco pulmonar, que se acumula e aumenta o número de fungos e bactérias nas vias respiratórias, causando infecção crônica nos pulmões. O contato com os pelos do gato agravou seu quadro e com muita tristeza ela precisou doá-lo.

Atualmente ele está em lar temporário aguardando adoção. É muito sociável com crianças, idosos e outros gatos, desde que sejam fêmeas e ele seja o único macho da casa.

Acreditamos e torcemos para que seu quadro, e de tantos outros animais adultos que desejam um lar, seja mudado com a ajuda de cada um que cuida, compartilha e divulga um animal, até que seu futuro dono o encontre e lhe ofereça um lar com muito amor e carinho.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.