As melhores postagens

quinta-feira, 28 de março de 2013

Coelhos não botam ovos e não são presente!

Na páscoa é muito comum vincularmos as festividades a figura do coelhinho da páscoa. E com isso, o comércio aproveitou para criar a tradição da venda de coelhinhos vivos como bichinhos de estimação nesta época.

Coelhos são animais Lagomorphos (e não roedores como pensamos) e tendem a ser animais dóceis, mas bastante assustados e "medrosos". Este comportamento é comum na espécie, pois diferente dos cães e gatos, os coelhos são presas e não caçadores. Diferente do que muitas pessoas dizem ou pensam, são animais para viverem soltos e não dentro de uma gaiola com água e alface.



A tradição do coelhinho da páscoa começou por volta do século XVII. O significado da Páscoa em nossa cultura cristã, é a ressurreição de Jesus Cristo. O coelho foi inserido no contexto pascal devido sua capacidade reprodutória e o fato de "gerar vida" com muita facilidade e rapidez.

Por este significado que um animalzinho tão gracioso foi escolhido para simbolizar a páscoa, e com o passar dos anos, o comércio se aproveitou desta cultura, principalmente entre as crianças, e passou a vender coelhos nesta época do ano.

Nós que amamos e defendemos animais, acabamos encontrando nesta prática de comércio alguns problemas muito grandes como:

-A compra por impulso
Crianças insistem para que os pais lhes deem um coelhinho na páscoa, mas depois acabam enjoando do bichinho como se fosse um brinquedo, e muitas vezes o coelhinho é abandonado.

-A reprodução sem critérios
Nem todas as fazendas de criação de coelhos possui um controle rígido quanto a saúde e genética dos animais. Muitas pessoas acabam criando os animaizinhos no quintal de suas próprias residências e pode ocorrer cruza entre irmãos ou genética muito próxima, podendo gerar ninhadas com deformidades e problemas de saúde, além de não garantir a procedência de uma certa raça, e o consumidor ainda poder ser enganado.

-A falta de informação
Muitos coelhos são vendidos sob o seguinte discurso: "Ele só precisa de uma gaiola, água e algumas folhas de alface para viver bem". Acontece que é mentira. Coelhos precisam ter espaço para se movimentar, uma dieta balanceada com ração apropriada e algumas verduras e legumes, água fresca e ambiente constantemente limpo. A urina e fezes do coelho possuem odor bastante forte também, então quanto mais arejado e limpo o ambiente for, melhor será para o animalzinho e sua convivência com os seres humanos. Além disso, os coelhos podem ser animais extremamente carinhosos se acostumados desde novos com a presença humana, eles precisam de atenção e de tempo para receberem amor e carinho.

-Falta de cuidados
Coelhos são peludinhos como cães e gatos e podem ser foco de pulgas, vermes e uma série de doença. Eles precisam de cuidados veterinários constantes (como qualquer animal de estimação), alimentação saudável, vacinação e produtos específicos para a espécie. Coelhos são animais muito frágeis, principalmente em sua estrutura óssea que pode sofrer lesões com facilidade. Muitas pessoas tentam conviver coelhos com cães e gatos, o que muitas vezes pode dar certo, mas outras pode causar a morte do coelhinho. Gatos tendem a conviver melhor com coelhos, mas isso dependerá do comportamento de ambos e a forma como forem socializados.

Nesta páscoa, não haja por impulso e não compre um coelhinho se não tiver certeza de sua procedência e se você poderá de fato cuidar do animalzinho. Coelhos vivem em média de 5 a 6 anos, e hoje em dia podem ser encontrados coelhos com maior longevidade, mas como qualquer animalzinho de estimação, precisam de amor e cuidados.

Outra dica importante para quem comprar um coelhinho de estimação nesta páscoa, é lembrar que os coelhos se reproduzem com facilidade, então o ideal é ter apenas um, ou que todos sejam do mesmo sexo, evitando que se reproduzam em sua casa.

Na dúvida, compre um coelhinho de chocolate ou um de pelúcia. Será um belo ato de respeito à vida animal, e muito apropriado para esta data tão festiva e com um significado tão importante!

Uma boa Páscoa à todos!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.