As melhores postagens

terça-feira, 26 de março de 2013

Obesidade em animais

Com a presença de animais de estimação na maioria dos lares brasileiros e, consequentemente, a humanização de cães e gatos, entre outros pets, é muito comum encontrarmos animais obesos.

Muitas pessoas associam a obesidade do animal à castração ou ao espaço pequeno ao qual o pet vive, mas nem sempre estes são os verdadeiros motivos do sobrepeso de um animal.

Uma dieta equilibrada e uma rotina ativa devem fazer parte de animais doméstico, principalmente os que vivem dentro de apartamentos e possuem espaço limitado.

O tutor de um pet deve evitar ao máximo que seu cãozinho ou gatinho tenham acesso a guloseimas e alimentos inadequados à espécie. Sabemos que devido a curiosidade dos bichinhos e a forma que utilizam para nos pedir as coisas, dificilmente negamos um pedaço de carne ou uma guloseima para nossos peludos, mas é importante que tal atitude não vire rotina.



Problemas da obesidade

A obesidade em animais pode causar diversos problemas como:
-Artrose
-Problemas respiratórios
-Diabetes
-Câncer
-Menor expectativa de vida do animal
-Problemas cardíacos

Como identificar se seu animal está obeso
Imagem do site Bicho Saudável
A figura ao lado nos mostra os estágios de um animal em condição de magreza extrema à obesidade. O estágio ideal de um animal é a linha branca, posicionada no centro da imagem. Note que tanto na visão superior como na lateral, o animal em peso adequado apresenta poucas curvas e perfil esbelto.

O peso ideal de cada animal pode variar de acordo com o porte e raça e deve ser acompanhado por um veterinário.

Prevenção da obesidade

Assim como crianças, os animais não entendem que seu estado físico pode ser prejudicial à sua saúde, e é por isso que cabe somente ao tutor observar e prevenir que o animal atinja a obesidade. Animais mais velhos e castrados tendem a adquirir um ritmo de vida mais tranquilo, o que pode colaborar com o ganho de peso. Por isso é importante que os animais sejam alimentados com ração adequada para seu porte físico, raça e necessidades especiais (como rações light, para animais castrados, ou até mesmo rações medicinais).

Uma rotina de atividades físicas como passeios, brincadeiras com bolinhas, novelos de lã, passeios em parques e outras atividades que seu pet goste, podem ajudá-lo a permanecer em forma, mesmo sendo castrado e morando em ambientes limitados.

Outras causas da obesidade

É importante saber que muitas vezes a obesidade do animal não é causada por excesso de alimentação ou falta de atividades, um animal pode ser obeso devido a alguma disfunção de seu organismo. Neste caso, o tratamento da obesidade deverá seguir uma dieta específica e o uso de medicamentos pode ser recomendados por veterinários.

Tratamento da obesidade

Para tratar a obesidade em animais, o ideal é que apenas uma pessoa da casa o alimente e as demais o incentivem a prática de exercícios. A troca de alimentos calóricos por alimentos light e controle na porção de ração podem ajudar a reduzir o peso do animal. Além disso, é aconselhado que os animais em tratamento para obesidade não consumam petiscos, mesmo que esporadicamente, pois estes são extremamente calóricos.

Na tabela abaixo, além do acompanhamento do peso do animal, você ainda pode visualizar as dicas de como tratar cada caso de variação de peso.

Tabela de peso de animais do site Procão
Ao controlar e tratar o peso de seu gatinho ou cãozinho, o ideal é sempre buscar a ajuda de veterinários que poderão auxiliar na dieta ideal para seu pet, e instruir a como estimulá-lo com brincadeiras e manter um ritmo de vida saudável para viver mais e melhor ao seu lado!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.