As melhores postagens

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Evitando acidentes com seu pet

 Animais em geral, são curiosos por natureza. Nosso mundo é muito fascinante para eles e por isso acabam se distraindo e indo atrás de tudo o que possa representar uma aventura, principalmente quando são filhotes.

Por isso, a dica de hoje é sobre como evitar acidentes. Principalmente os gateiros de plantão. Como diz o famoso ditado: "A curiosidade matou o gato", podemos e devemos evitar que nossos gatinhos brinquem com o que é perigoso.

Se você tem um bichinho arteiro, ou pretende adotar um filhote, cuide para que toda a casa seja um local seguro para o pet. Coloque telas nas janelas, observe se as grades do portão são espaçadas adequadamente para que o pet não passe por elas, e evite também
a entrada de outros animais em busca da comida ou companhia de seu pet, veja se os locais de comida e necessidades são adequados, principalmente se o pet fica sozinho em casa. Para cães é recomendado que eles acostumem a fazer as necessidades em jornal ou próximo a ralos, já os gatos, uma ou duas caixas de areia de tamanho adequado já é suficiente.

Gatos em geral adoram entrar em armários e locais apertados, procure manter bem fechados armários onde você guarda produtos de limpeza, inseticidas, medicamento, utensílios de cozinha e itens perigosos. Lembre-se: Facas não são ornamentos, portanto, mantenha-as bem guardadas, independente do tipo de suporte que as acompanha.

Outros grandes perigos são fornos, máquinas de lavar, velas, geladeira, microondas... Cuide ao abrir o forno aceso para que seu pet não esteja perto. Ao sentir o cheiro da comida, e sem saber o perigo do fogo, podem apoiar as patinhas em algum local quente e se queimarem. Além disso, velas acesas e a chama do fogão nunca devem ficar sem supervisão. O animalzinho pode queimar o focinho, olhinhos, ou na pior das situações, o rostinho inteiro na tentativa de cheirar o fogo. E, antes de ligar a máquina de lavar roupas, ou fechar a geladeira, note se seu pet não entrou e se escondeu em algum lugar.

Além disso, o local de armazenamento da comida de seus pets deve ser bem protegido. Não só para conservar a qualidade do alimento, mas para evitar que seu peludinho rasgue o pacote e coma além do que deve.

Plantas também são motivo de preocupação. Muitas plantas ornamentais podem conter substâncias venenosas ou espinhos que possam machucar seu pet. Verifique se suas plantas são inofensivas e cuide para que seu pet não as destrua. Plantas são seres vivos muito importantes para nosso ecossistema e bem-estar, portanto, cuide bem de suas plantinhas. Caso você não tenha jeito com plantas, opte pelas artificiais.

Uma dica muito útil para evitar acidentes, é deixar os brinquedos de seu pet sempre por perto, assim ele não irá procurar coisas divertidas pela casa. Não dê todos os brinquedos de uma vez para ele. Guarde alguns e deixe que ele brinque com outros por uma semana, depois troque pelos que estão guardados. Assim o animal não enjoará dos brinquedos e terá sempre uma novidade. Brinquedos de diversas texturas e formatos também ajudam seu animalzinho a estimular diferentes sentidos, tornando-o mais esperto e inteligente.

Animais são como crianças e tudo o que querem é descobrir nosso mundo para saber como agir nele, você não pode privá-lo disso, então, sua colaboração é fundamental para que ele o faça de forma segura. Vale lembrar que no caso de um acidente seu pet deve ser levado imediatamente para o veterinário.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.