As melhores postagens

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cuidados com cães durante o verão

O Verão está chegando em poucos dias e o calor que em muitas regiões do Brasil já está imperdoável, tende a aumentar nos próximos meses.

Com o horário de verão em muitas cidades do Brasil, e o clima agradável, é comum vermos as pessoas saindo de suas casas para correr, se exercitarem e até mesmo passear com seus cãezinhos nos parques e praças. Mas precisamos prestar atenção na exposição de nosso peludo ao calor.

Os cachorros sentem mais calor que nós humanos. Primeiro motivo é a questão do pelo e em segundo lugar, o fato de não suarem pela pele, sendo assim, o corpo não é refrigerado como o nosso e o calor pode causar-lhes fadiga excessiva e desidratação.

Para evitar que nossos amiguinhos sofram com o calor, é preciso tomarmos alguns cuidados antes de sairmos para os agradáveis passeios.


Com o sol quente batendo nas calçadas de asfalto, as patinhas dos nossos peludinhos ficam muito sensíveis e podem chegar a sofrer queimaduras. Não é difícil encontrarmos animais andando com dificuldade ou até mesmo mancando por causa de queimaduras no couro das patas. Para evitar que seu cachorrinho sofra com isso, procure levá-lo para passear em horários em que o sol não esteja excessivo, no período da manhã até 9h e no período da tarde à partir das 17h. Claro que os horários são apenas referências, vale do seu bom senso avaliar se a temperatura está adequada ou não para sair com seu pet.

Cães maiores e mais peludos sofrem mais no calor. O ideal é que sejam mantidos com a tosa curta durante o verão. Sabemos que o charme de muitas raças são pelos longos, mas a estética do seu cãozinho não pode ser mais importante que seu bem-estar. Além disso, tosadores sabem como fazer a tosa de verão correta de acordo com cada raça.

Leve uma garrafinha de água para você e outra para seu pet. A hidratação é muito importante para manter a saúde e disposição do seu animal durante o passeio. Existem inclusive garrafinhas desenvolvidas para os cachorrinhos que gostam de uma caminhada, como na foto ao lado.

Respeite os limites do seu amigo. No calor é comum a respiração do cachorro ficar mais ofegante, o que nem sempre é um sinal de cansaço, mas atitudes como deitar no chão ou procurar sombra para se refrescar é o sinal amarelo de que seu cãozinho precisa de água e um pouco de descanso. Animais que são levados para além do seu limite de atividades físicas, em condições de aumento de temperatura corporal, podem chegar a morrer com a Síndrome da Exaustão.

Animais de couro e pelagem clara podem desenvolver doenças de pele com a exposição ao sol. O ideal é que antes de sair para passear você passe um protetor solar nas partes mais expostas como nariz e orelhas. Quanto ao tipo do protetor, o veterinário do seu pet poderá indicar o mais adequado para o seu cãozinho. Essa dica também vale para nossos amigos felinos e roedores que ficam expostos ao sol. Com o tempo podem aparecer tumores na pele que serão muito incômodos para o seu animalzinho e em muitos casos chega a ser necessário a retirada de partes afetadas, como as pontas das orelhas.

O verão pode gerar falta de apetite em seu pet, então procure manter a comida em local que não bata sol e a água sempre fresquinha. É normal que os animais, assim como os humanos, comam menos no calor, mas o importante é que ele não deixe de beber água. Caso a alimentação não esteja ocorrendo e o animal apresentar sinais de fraqueza, leve-o imediatamente ao veterinário.

Algumas pessoas costumam dar banhos de esguicho em seus cãezinhos no verão, o que é uma boa e divertida ideia, mas não para ser feita todos os dias. Os banhos constantes podem tirar a oleosidade natural da pele de seu cachorro e ainda embolar os pelos podendo causar doenças e complicações na pele. Veterinários afirmam que cães de pelo longo devem tomar banho semanalmente e os de pelo curto, quinzenalmente. Também não se deve deixar o animal secando naturalmente. Utilize o secador de cabelos ou leve-o a um pet shop para que o serviço seja feito por profissionais.

Essas são algumas dicas para que você e seu pet possam curtir melhor essa estação tão divertida! Esperamos que vocês aproveitem e compartilhem a informação para que nossos amiguinhos peludos curtam muitos outros verões conosco!

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.