As melhores postagens

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O uso de Florais de Bach em animais

É frequente ouvirmos pessoas dizerem que o comportamento de seu animalzinho está alterado, que ele faz as necessidades em locais errados, ou passou a destruir móveis e não pára quieto. Isso pode acontecer até mesmo com animais adultos e que sempre foram comportados e o motivo mais frequente para estas
atitudes, é o stress.

Sim, animais também se estressam, sentem ansiedade, ficam deprimidos e fazem birra. Uma das causas desse comportamento nos bichinhos pode ser a necessidade de atenção.

Note se ao se arrumar para sair de casa, qual a expressão que ele faz? Por mais que seu bichinho sempre tenha ficado bem sozinho, de repente ele pode se sentir mal pelo fato de precisar passar mais um dia sozinho.

Em outros casos, o comportamento anormal do animalzinho pode ser causado por alguma fase de sua vida. Se você teve um dia estressante e agitado, ao chegar em casa seu animalzinho sentirá isso, e como uma esponja, ele absorve tudo o que você está sentindo e pode vir a se comportar de maneira semelhante.

Animais são muito sensíveis aos nossos sentimentos e ao nosso comportamento. Eles tendem a se comportar de forma muito semelhante à nossa, por isso não é incomum que animais apresentem doenças semelhantes à de seus tutores.

O problema de tal vínculo entre humano e animal é que os bichinhos não sabem se expressar e nos contar porque reagem de forma estranha às vezes e, já sem paciência por outros motivos, acabamos brigando com nossos pets, e ao invés de educá-los, acabamos estressando-os mais ainda, podendo piorar seu quadro.

O que queremos dizer aqui não é que você não deva dar umas bronquinhas (sem violência) em seu animalzinho de estimação. A disciplina é necessária com qualquer animalzinho. Mas muitas vezes ele encontra na bronca uma forma de obter atenção, o que pode vir a piorar seu comportamento.

Já escrevemos aqui sobre animais compulsivos, mas nem sempre um comportamento anormal pode ser uma compulsão, como citamos acima, apenas um período, mas que, se não for tratado adequadamente, pode sim se tornar em uma compulsão. Mas como tratar de maneira correta o stress, as birras, a depressão em animais e tantos outros causadores de comportamentos desagradáveis?

Muitas pessoas tem recorrido ao uso de Florais de Bach. O florais são essências extraídas de flores silvestres que possuem poder terapêutico e tratam as emoções, devolvendo o equilíbrio e acalmando. Assim como em humanos, alguns florais podem ser usados em plantas e animais. Por serem essências naturais, não possuem contra-indicações e apresentam resultados eficazes e rápidos.

Os animais estão mais ligados à natureza do que nós, o que traz resultados bastante satisfatórios logo no início do uso. Claro que antes de qualquer utilização dos florais, consulte sempre o veterinário de seu pet para saber se seu quadro exige mesmo recorrer ao tratamento.

Paralelo ao tratamento de seu pet, você também deve se policiar quanto ao seu equilíbrio pessoal e de suas emoções. Assim seu animalzinho não sofrerá com seu stress e ansiedade. Outra dica importante é lembrar de que florais não substituem o tratamento médico. Os florais tratam a emoção e podem vir a ajudar em uma cura rápida para outros tratamentos, mas em casos de doenças físicas, o tratamento prescrito pelo veterinário deve ser seguido à risca para que seu pet volte a ser saudável e feliz.

Florais que podem ser usados em animais:

Em caso de separação do dono
O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação).

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca frequência, os florais indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono
Quando o animal perde seu dono e, então, é doado a outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Agressividade
Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes.

Animais com agitação em excesso
Animais extremamente agitados, irrequietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Novo membro no convívio
Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não – é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação.

Mudança de situação ou ambiente
Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Os florais podem ser misturados entre si para tratar um ou mais problemas de seu animalzinho, mas neste caso, um terapeuta floral (de preferência especializado em animais) poderá ajudar com maior eficácia. A dosagem para o uso dos florais em animais são 4 gotas (diretamente na boca do animal) 4 vezes ao dia, ou 10 gotas colocadas no potinho de água de seu bichinho, repostas a cada troca (geralmente duas vezes ao dia).

Outras dicas de uso de florais para gatos: Toca dos Gatos

Fontes: A Crítica e WebAnimal

#clickpata


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.