As melhores postagens

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gatos: Só mudam o tamanho

Muitas pessoas não entendem, mas só que tem ou já teve um gatinho em casa, sabe o quão fascinante eles são. Diferente de outros animais domésticos, os gatos são os únicos que possuem hábitos singulares que podem ser encontrados em todos os outros de sua espécie, ou seja, os felinos.

Você está lendo e ainda não entendeu onde essa conversa quer chegar? Pois vamos mostrar que ter um gatinho em casa, é o mesmo que ter um leão, porém em suas devidas proporções...


Ronrom
Sim, todos os felinos ronronam Há quem diga que tigres e leões não consigam ronronar, pois os felinos de pequeno porte fazem o barulhinho inclusive quando inspiram (puxam o ar para dentro), já os felinos maiores, o fazem apenas na expiração (quando soltam o ar e vibram as cordas vocais), o que seria o rugido. Acontece que o Grrrr que pode ser ouvido por leões, tigres e panteras, é sim o ronrom. 

Esse curioso barulhinho e tão agradável de se ouvir, que parece um motorzinho, sai do peito do bichano, logo abaixo do pescoço. Popularmente dizemos que o ronrom é um sinal de felicidade do gatinho, mas em alguns gatos ele também pode ser ouvido em momentos de stress como durante o parto (em fêmeas) e idas ao veterinário. O ronrom é uma forma de comunicação de nossos bichanos, geralmente querem expressar com este som "está tudo bem". Há controversas sobre de onde vem o ronrom, alguns especialistas dizem que é a vibração das cordas vocais, outros afirmam que o som vem da circulação abundante de sangue por uma veia localizada no peito do peludo. O que é errado afirmar é que o ronrom seja sinal de asma ou doenças respiratórias do animal, pois isso não tem nada a ver. É uma característica do felino que o torna charmoso e único.

Caixas
Coloque uma caixa próximo a um gato e acompanhe a brincadeira. Entrar e sair da caixa, se esconder atrás das abas e pular de repente, lutar com a própria caixa, deitar sobre o papelão aconchegante... Que gato resiste a isso? Nem mesmo os grandões, e isso já foi observado. Neste interessante e divertido vídeo você pode ver também o quanto os bichanos gostam de caixa, desde que sejam do seu tamanho...



Caça
Mesmo os gatos domésticos, para os quais nunca falta alimento e são criados com alimento da melhor qualidade, aparecem de vez em quando com um passarinho na boca, isso se não uma borboleta, ou um inseto invasor. Isso é o mais puro instinto falando mais alto. Note que os gatos adoram brincar com cordões em movimento, bolinhas e qualquer tipo de brinquedo que simule uma presa. Nem precisamos comentar o que os bichanos selvagens fazem ao ver sua presa dando bobeira, não é?! Pois bem, diferente de muitos cães que perderam a necessidade da sobrevivência em alcateias e o espírito caçador dos lobos, os gatos mantiveram-se fiéis às suas raízes felinas e, assim como os leões, são excelentes predadores, mesmo os que estão fora de forma.

Hora de dormir
Gatos domésticos dormem em média 19h por dia. Acreditem ou não, é por isso que levam a fama de preguiçosos. Mas isso não é diferente nos grandões. Os felinos em geral precisam de uma extensa carga-horária de sono por dia. Isso é necessário para que possam caçar durante a noite, pegando as presas desprevenidas. Todos os felinos são animais de hábitos noturnos, além disso, dificilmente um felino entra em sono profundo. Eles estão sempre alertas, a qualquer barulhinho ou movimento inesperado em suas rotinas.

Limpeza diária
Todos eles se lambem, principalmente após as refeições, quando limpam os focinhos com as patas. Apesar de terem aversão à água, os felinos procuram manter sua higiene em dia. É por isso que o leão é tão majestoso e que a pelagem dos tigres é tão brilhante e sedosa.

Unhas
Este é um ato intrínseco dos felinos. Arranhar árvores, pedaços de madeira, papelão, tapete e até o sofá de casa, é mais que um exercício de manicure diário, é uma maneira de demarcar o território. Ao afiar as unhas, os felinos deixam seu cheiro no local, aquele que consegue chegar mais alto, é o dono daquele pedaço.

Locais altos
Felinos possuem uma facilidade única para subir em árvores e mesmo os gatinhos domésticos não perdem a oportunidade de bancarem o alpinista e descobrirem o caminho até o topo do armário mais alto da casa. Na natureza selvagem, fazem isso por diversos motivos como, procurar sobra, descansar em um lugar seguro ou perseguir uma caça, os felinos domesticados o fazem por instinto e curiosidade de explorar novos locais.

Enterrar as fezes
Por que parece ser tão fácil educar um gatinho a fazer as necessidades na caixa de areia? A resposta está mais uma vez no instinto. Até mesmo os felinos selvagens enterram suas fezes. Apenas os machos dominantes no bando as deixam expostas, como sinal de que é ele quem manda. O demais animais, enterram as fezes como sinal de submissão a um único líder.

Massagem
Gatos tendem a fazer movimentos com as patas dianteiras que parecem estar amassando o pão. Esse movimento é como uma massagem. Muitas vezes ficam horas massageando incansavelmente um único lugar. Esse movimento é característico dos felinos. Eles o fazem para ajeitar o lugar onde vão se deitar, e deixar seu cheiro ali. A massagem, ou "pãozinho" é feita antes de se deitarem no lugar onde vão descansar por mais tempo. Os gatinhos domésticos também o fazem nos humanos como gesto de carinho. Ao fazer isso em seus tutores, significa que se lembram da mamãe gata, e fazem o mesmo movimento que faziam para mamar, apertando a barriga da mãe. Geralmente eles ronronam quando fazem a massagem nos humanos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os gatos e seus fascinantes hábitos, que tal dar oportunidade para um gatinho conquistar sua casa e coração? Você pode ter um pequeno leãozinho em sua própria casa, mas com a vantagem de que as mordidinhas são inofensivas e vai caber no seu colo!

Com quem você pode adotar um gato:

Essas são ONGs e protetores que só trabalham com gatos. Como gatos se procriam com facilidade e ainda sofrem muito preconceito, o número de gatos sem lar é superior ao de cães. A maioria das ONGs de proteção animal também tem gatos disponíveis para adoção além dos cachorros. Ao receber um gatinho em casa, informe-se quais são suas necessidades e como preparar a casa para que ele possa se adaptar com maior facilidade.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.