As melhores postagens

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Algumas dicas para curtir as férias com seu Peludo


Com a chegada de dezembro, proximidade das festas de Natal e Ano Novo, visitas à familiares e até mesmo viagens, podem se tornar uma preocupação para quem tem um peludo.

Muitas pessoas encontram em hotéis para animais a solução para esse período. Outras já não querem abrir mão da companhia de seu pet e precisam se programar para levá-lo junto.

Neste segundo caso, o preparo deve ser maior para que a companhia do peludo não seja um transtorno para você, e tampouco para ele mesmo. Pensando nisso, o post de hoje deixa algumas dicas para que você que quer viajar ou passear com seu peludo se programe desde já!

Antes de Viajar

É muito comum vermos animais nos bancos dos carros e no colo dos passageiros, ou até mesmo do motorista, principalmente cachorros que são mais fáceis para topar um passeio. O mais importante na hora de transportar o animalzinho é saber como fazê-lo, para que o mesmo vá de forma segura, e você não receba nenhuma multa indesejada.

Por mais tranquilo que o animal seja, o ideal é que ele seja transportado de acordo com seu porte. Hoje existem acessórios como cintos de segurança e capas para estofado que não só deixam seu cãozinho mais confortável no banco traseiro, como mais seguro. Outra opção são as caixas de transporte vendidas nos pet shops. Cães pequenos (até 5Kg) e gatos devem ser transportados nessas caixas, onde eles ficam menos assustados e mais confortáveis para a viagem.

As aves devem ser transportadas em suas gaiolas, preferencialmente coberta para que o pássaro não se agite com o fato de não estar em ambiente familiar.

Outra coisa importante, é garantir que seu bichinho esteja familiarizado com o carro. Leve-o para passeios mais curtos antes da viagem, assim ele vai se acostumando devagar e não vai dar trabalho na hora que o passeio for pra valer.

Animais muito agitados também podem vir a ser um problema com reações inesperadas como acessos de raiva, medo excessivo ou descontrole das funções fisiológicas. Nestes casos específicos, exitem calmantes naturais próprios para animais que podem ser receitados pelo veterinário.

Durante a Viagem

Ao pegar a estrada com o peludo é necessário se atentar também a duas coisas importantes: a documentação do animal deve estar em dia, e a quantidade de paradas durante a viagem.

Para um animal pegar a estrada, ele deve estar com sua vacinação em dia e o dono deve portar a carteirinha e um atestado de trânsito emitido por um veterinário (guia de trânsito). Se o animal não tiver esta documentação será impedido pela polícia de pegar a estrada o que pode estragar com os planos de férias.

Alimente o animal cerca de 4 horas antes de colocá-lo no carro, pois se estiver de estômago cheio ele poderá enjoar. Outro cuidado é com relação à água. Aí que entra a necessidade de paradas a cada hora (ou menos, dependendo do animal) o mesmo deve se hidratar e fazer o xixi e o cocô regularmente. Ele não entende que o fato de não estar em casa o torna limitado. Se ele sentir vontade durante a viagem, poderá acontecer de fazer as necessidades no carro, o que seria desagradável. Então, prevenir é o melhor. Dar uma pausa, tirar o animal do carro e deixá-lo caminhar alguns minutos é a solução para que a viagem seja boa para todos.

Não abuse do ar condicionado nem do volume do som. Mantenha a temperatura do carro semelhante a externa e o som em volume aceitável. O animal tem a audição mais sensível que a nossa, portanto um som alto pode até mesmo danificar seus ouvidos, além de deixá-lo ainda mais irritado.

Animais na praia podem se divertir bastante mas devemos tomar muitos cuidados para a nossa saúde e de nosso peludo.

Primeiramente o animal deve estar vermifugado e com proteção anti-pulgas e carrapatos. Isso vai ajudar a evitar que ele se contamine na praia. Nossa lei não permite acesso de cães na areia pois suas fezes na areia podem transmitir o bicho geográfico (se o cão estiver contaminado).

Além disso, caminhar com o cão na praia pode ser maléfico para o próprio peludo. O contato com a água do mar pode proporcioná-lo doenças na pele por bactérias, alergias ou micoses.

Também precisamos cuidar para que o animal não beba a água salgada ou coma coisas na praia para evitar transtorno. O sol forte também é preocupante, pois animais de couro claro, principalmente em regiões sem pelo como narinas e orelhas, podem desenvolver câncer de pele e outras doenças ao longo dos anos.

Para quem não abre mão do amigão na praia, a dica é aproveitar as ruas e calçadões onde não tem problema ele andar, nos horários de menor exposição ao sol, e hidratá-lo constantemente com água doce.

Seguindo essas dicas, você e seu pet terão ótimas férias e boas experiências na viagem!

#clickpata


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.