O engasgamento ou o sufocamento (asfixia) acontece quando o objeto ou pedaço de comida fica parado na garganta ou via respiratória.
Um animal engasgado pode apresentar:
-Incômodo na boca e movimentação em excesso
-Movimentação da língua e salivação
-Arroxeamento das mucosas, língua e gengivas
-Movimentos para trás e tentativa de tirar o objeto com as patas
Uma forma de evitar o engasgamento, é cuidar para que o animal não tenha ao alcance objetos pequenos que possa engolir. Brinquedos devem ser feitos apenas em tecido ou borracha, evitando peças soltas como olhos e nariz em plástico, para que o animal não engula.
Brincos, correntes, clips de papel, cordões soltos ou até mesmo tampinhas de garrafa não devem estar ao alcance do animal. Brinquedos que quebrarem ou rasgarem também devem ser substituídos, evitando que o animal ingira espuma ou pedaços de borracha.
Se mesmo com todos os cuidados, seu pet aprontar alguma coisa e vier a engasgar, antes de qualquer procedimento de primeiros socorros, você deve identificar o que está engasgando o animal. Se for um objeto cortante ou pontiagudo, leve-o para o veterinário para recorrer ao procedimento cirúrgico. Se for um objeto como comida, bolinhas, ou brinquedos que não apresentem perigo ao animal, você poderá fazer o procedimento para a retirada do objeto da via respiratória.

Neste link você poderá assistir o vídeo da Dra. Elaine Pressuto sobre sufocamento e asfixia, as manobras são melhor ilustradas e você pode tirar suas dúvidas.
Mesmo após expelir o objeto, é sempre bom levar o animal ao veterinário para que ele verifique se o animal não apresenta nenhuma sequela. Casos frequentes de engasgamento também devem ser observados para que o veterinário identifique se estão sendo causados por outros problemas.
#clickpata
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.