.jpg)
Logo que entrei pelo portão principal, me deparei com um branco e preto deitado na grama. Extremamente dócil, já adulto e castrado. Imaginei que fosse trabalho da prefeitura, mas, mais pra frente vi cada vez mais gatos, adultos, filhotes, de todas as cores, em bom estado físico e em sua maioria castrados. Até que, passando a concha acústica, encontrei duas voluntárias alimentando os gatos e parei para conversar.

Dos três pretinhos básicos, um tem a patinha traseira deformada, o que provavelmente impossibilitaria sua sobrevivência se não tivesse sido resgatado.


Se você não tem um animal e não puder adotar, você pode apadrinhar um. As fotos dos gatos encontrados e dos animais que estão na Lagoa podem ser vista no Facebook Gatos da Lagoa Taquaral.
Além disso, lembro aqui a importância da castração de animais. Se você tem pets em casa, deve castrá-los e evitar a superpopulação de animais na nossa cidade. Algumas ONGs, por possuírem parcerias e convênios com clínicas veterinárias, conseguem oferecer a castração a valor reduzido, como é o caso dos nossos amigos Viralatinhas. Em Campinas, a UPA e a IVVA também são ONGs que podem atender os animais na castração, viabilizando o valor do procedimento. Para conhecer melhor sobre o projeto, basta clicar nos nomes das ONGs citadas acima que será direcionado para a página sobre o projeto de castração.

Terminando meu passeio, encontrei um gato, lindo, pretinho, extremamento dócil e cheio de vontade de um chamego, cerca de 6 a 7 anos, com pelo longo e macio (apesar de sujo). Já castrado, mas muito magro e em seus olhinhos haviam manchinhas brancas (vejam na foto ao lado), representando possível presença de catarata. Assim como em humanos, a doença pode acontecer nos animais e as causas podem estar associadas a raças com pré-disposição, idade e diabetes. Os animais sofrem com isso pois atrapalha em sua visão, deixando-os suscetíveis a predadores e a maus tratos. Isso me fez refletir do quanto nossa cidade e população ainda precisam de conscientização e respeito aos animais... Como as pessoas podem desprezar animais tão indefesos? Por que tanto preconceito?
E é finalizando por aqui esse triste post, que desejo um ótimo final de semana a todos. Diferente dos demais posts desse blog, este escrevi em primeira pessoa, porque é algo que me sensibilizou e quero, do fundo do meu coração, que chegue às pessoas corretas para nos ajudar nesta causa. Para os que forem aproveitar o final de semana para fazerem uma caminhada ou visitar a lagoa, observem a quantidade de animais ali. Se virem pessoas abandonando animais ou mau tratando os que ali estão, denunciem. Só assim poderemos mudar esta situação tão crítica!
#clickpata
Realmente, é um trabalho árduo, feito com amor e totalmente voluntário, eis que a Prefeitura de Campinas não fornece sequer um centavo para aliviar a fome e dar o mínimo conforto ou segurança para os animais. Também sou voluntária na Lagoa do Taquaral e, apesar das dificuldades, é extremamente gratificante ajudar um pouco financeiramente e dando parte do meu tempo para eles. São maravilhosos !!
ResponderExcluir