Assim como acontece em nós humanos, animais podem sim sofrer uma parada cardíaca e respiratória.
A parada cardíaca pode ser ocasionada por diversas situações, como após uma queda, acidente, dores fortes, engasgamento e até mesmo devido a idade do animal e fraqueza no coração, que é um músculo.
Para identificar se o animal está com parada cardíaca, observe se o animal está respirando pelo movimento da barriga e se aproximando do focinho para sentir a respiração. Não sentindo sinal de respiração, ouça se o coração está batendo. Se não estiver, inicie a massagem cardíaca.
Diferente dos humanos, não importa de que lado do animal a massagem será feita, desde que ele esteja deitado de lado, em uma superfície firme (mesa ou chão).
O local do coração do animal pode ser identificado ao encostar o cotovelo em seu corpo. O coração está localizado exatamente no ponto onde o cotovelo encosta no corpo do animal.
Em animais maiores você fará a massagem colocando uma mão sobre a outra e pressionando com o seu corpo o local. Nos menores, a massagem é feita com as pontas dos dedos. O procedimento pode chegar a fraturar a costela do animal, mas o importante é salvar a vida dele, a fratura será tratada por veterinários posteriormente.
Como o batimento cardíaco do cão é mais rápido que o nosso, portanto a massagem deve ser feita de forma rápida, para que o coração mantenha seu ritmo de batimento. Em alguns casos, deve ser feita a respiração boca-focinho, que parecida com a boca-boca feita em humanos, você levará ar até o focinho do animal.
Para isso, envolva o focinho com as duas mãos, coloque sua boca envolvendo o focinho (nariz e boca) do animal e sopre. Se você tiver nojo, ou não conhecer o animalzinho, faça com suas próprias mãos uma proteção de contato, sem que obstrua a passagem de ar nas vias respiratórias do animal. Como o pulmão do animal é menor que o de um humano, leve o ar com delicadeza e bom-senso.
Este procedimento de massagem e respiração artificial deve ser feito enquanto aguarda o resgate do animal, que deve ser chamado no exato momento em que você encontrar o animal com a parada cardíaca, e não deve parar até que o resgate especializado chegue para fazer a locomoção do animal.
Por se tratar de um procedimento extremamente técnico, selecionamos o vídeo deste link, explicando muito bem o processo pela Dra. Elaine Pressuto para que você possa observar como deve ser feito.
É muito importante conhecer este procedimento pois você pode vir a precisar salvar a vida de seu peludinho a qualquer momento.
#clickpata
As melhores postagens
-
Quem tem ou convive com os bichanos sabe que não está livre de eventuais arranhões. Mesmo com as unhas cortadas , os arranhões podem acont...
-
Atualmente o mercado oferece uma infinidade de coleiras e guias, são os mais variados tipos e modelos. As coleiras inclusive já deixaram d...
-
A intoxicação e envenenamento acontecem quando o animalzinho come ou bebe: -Produtos de limpeza (desinfetante, água sanitária, sabonete,...
-
Queimaduras ocorrem quando os animais se aproximam de superfícies quentes, velas, chamas acesas, contato com água, óleo ou líquidos quente...
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Primeiros Socorros - Parada Cardíaca e Respiratória
Assinar:
Postar comentários (Atom)
nossa amo animais estou acabando meu curso de técnico em enfermagem mais sempre sonhei ser uma veterinária ,mais não tenho dinheiro pra isso
ResponderExcluir