Ao encontrar seu animalzinho machucado, primeiramente estaque o sangramento pressionando o local com um pano limpo ou gaze. O animal pode se sentir desconfortável, então, peça ajuda de outra pessoa para segurar a boca, evitando que ele te morda. Caso você possua, pode fazer o uso de focinheiras também. Se estiver sozinho, procure mantê-lo calmo e manuseá-lo com o máximo de cuidado.
aconselham a realização do torniquete. O torniquete é quando utiliza-se um cordão, elástico, barbante ou cadarço, e amarra-o um pouco acima do corte. Pode ser usado nas patas e no rabo, mas não pode ficar pressionando o local por mais de 15 minutos, pois corre o risco de gangrenar o órgão. O Torniquete não deve ser feito sem experiência ou necessidade extrema, é melhor que seu animal seja transportado perdendo um pouco de sangue do que com um torniquete feito sem conhecimento da técnica.
Após conter o sangue (se conseguir), lave o local com água corrente e identifique se não há objetos dentro do corte como gravetos e cacos de vidro.
Se houver algum objeto e estiver encravado muito profundo, leve para que o veterinário faça a remoção. Caso esteja fácil, remova com cuidado e continue a limpar a ferida.
Após a lavagem, faça a assepsia do ferimento com anti-sépticos como Líquido de Dakin ou Água Oxigenada. Na falta desses produtos em casa, não utilize nada.
Proteja o local ferido com gaze ou pano limpo e leve o animal ao veterinário para que termine os procedimentos necessários. Muitas vezes é necessário fechar o corte com pontos, neste caso, alguns cuidados específicos para a recuperação serão instruídos pelo veterinário.
Caso não tenha como levar o animal ao veterinário imediatamente após o corte, mantenha o ferimento protegido para evitar lambidas e o contato com moscas, insetos e bactérias.

Alguns casos de queda ou machucado em animais ainda pode causar a hemorragia interna. Neste caso, não há como detectar claramente o caso, a não ser pela palidez das mucosas como gengivas e ao redor dos olhos. Neste caso, leve o animal ao veterinário pois somente ele poderá identificar o local do ferimento interno e tratar adequadamente.
Em casos de fratura (quebra de ossos), o local precisa ser imobilizado. Na falta de uma tala, objetos rígidos como papelão, pedaços de plástico e madeira devem ser colocados acima do curativo e presos com esparadrapo. Dessa forma será mais fácil para transportar o animal para que ele sinta menos dores e incômodo. Em fraturas externas (quando o osso fica exposto fora da pele), não tente reposicionar o membro. Leve o animal protegido, evitando mexer onde está quebrado.
Ao transportá-lo, evite ruas esburacadas e paradas bruscas.
Finalizando o post, lembramos que o mais importante em caso de cortes e ferimentos, é manter o local limpo e protegido. Acompanhe a recuperação e o possível surgimento de inflamações e infecções, e leve ao veterinário sempre que o local não estiver com a aparência adequada.
#clickpata
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.