As melhores postagens

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cães Terapeutas transformam a vida de pessoas com necessidades especiais

Nossa grande amiga e parceira Ana Piacente, do Blog Mundo Pet, esteve visitando a ONG ATEAC e contou todos os detalhes nesse post. Vale a pena conferir!

Publicado por blogmundopet

Hoje quero falar de uma ONG que faz um trabalho muito especial: a ATEAC. Para quem não conhece, a ATEAC é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que realiza Terapia, Atividades e Educação Assistida por Animais desde 2004. Eles atuam junto a instituições, hospitais e centros de saúde da região de Campinas auxiliando no tratamento de crianças e adultos através de atividades semanais com Cães Terapeutas.

Fui conhecer a ATEAC essa semana e confesso que fiquei encantada e até emocionada com o trabalho dessa ONG incrível que conta com uma equipe de 70 voluntários.

Foto: Andrea Karasawa – ATEAC
A ATEAC nasceu há oito anos atrás, quando o filho da fundadora, Silvia Jansen, que é autista teve ao seu lado uma companheira inseparável, a labradora Luana. A Silvia percebeu com a ajuda da Luana que os cães melhoram em muito a saúde e a vida dessas pessoas, fazendo com que eles têm uma melhora física e psicológica incrível.

Foto: Kellen Magalhães – ATEAC
Hoje, a ATEAC possui 70 cães terapeutas que atendem de segunda a sábado em instituições como Pestalozzi, Unicamp, Centro Corsini, Adacamp, Cevi, entre outros; trabalhando com mais de 3.500 pessoas de todas as idades, podendo ser elas autistas, portadoras de HIV, idosos, usuários de drogas e álcool, pessoas hospitalizadas, deficientes físicos, crianças em abrigos, etc.

Os cães terapeutas são preparados para trabalhar e poder interagir com essas pessoas. Eles passam por treinamento, exame médico, teste comportamental e socialização. A ONG faz em média 950 atendimentos e por isso, conta com a ajuda dos voluntários que precisam sempre manter os cães limpos e saudáveis.

E como é possível ver o resultado desse trabalho? A voluntária da ATEAC se emociona em dizer que os resultados são vivenciados todos os dias e a melhora é imediata. “Os dez minutos que fazemos diferença na vida deles já faz tudo valer a pena” afirma Andrea Carciofi.

A visita dos cães diminui a percepção da dor nos pacientes, melhora a qualidade de vida, promove um aumento da autoestima e a autoconfiança, incentiva a memória, além de diminuir a pressão arterial, melhorar a coordenação motora e outras condições físicas que causam a sensação de bem-estar contribuindo para o sistema imunológico.

Foto: Kellen Magalhães – ATEAC
Os custos da ONG com os atendimentos, animais e estrutura passa de R$ 7.000,00 por mês e as doações só cobrem 5% das despesas. Eles recebem um apoio fundamental da Agência Idéia Original que faz todo o trabalho da marca e divulgação da ONG. Os voluntários mantêm a instituição com eventos beneficentes, venda de produtos e loja virtual. É por isso que as doações e ajuda voluntária são tão importantes para eles.

Se você deseja ajudar sendo um voluntário, pode levar seu cão, acompanhar o cão de outra pessoa, trabalhar em eventos e realizar diversas outras atividades. Saiba mais sobre essas atividades pelo site.

Você também pode ajudar a ATEAC a continuar transformando vidas e realizando sonhos com esse trabalho MARAVILHOSO, sendo sócio. Acesse o site e saiba como www.ateac.org.br

Texto: Ana Piacente
#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.