As melhores postagens

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Por que os cães fazem buracos?

Quem tem um cão e um espaço com terra, muitas vezes sabe o quão difícil é conseguir manter um gramado ou um jardim em ordem.

Cães, de algumas raças mais que outras, adoram deixar um buraquinho no meio do gramado, na areia ou em qualquer canteiro, e o que muitos tutores se perguntam é: "Com que finalidade eles fazem isso?" Muitos cães apenas cavam seu buraco e não fazem as necessidades deles, não encontram nada além de terra e não escondem nada... Então por que cavar?!

Cavar buracos é algo intrínseco em cães. Um cão pode ter diversos motivos para fazer um buraco, como buscar um lugar mais fresco para deitar, fugir de alguma situação que lhe deu medo, procurar um inseto ou bichinho que viu no local, aliviar o stress, chamar a atenção, ou simplesmente pelo prazer de deslocar a terra do lugar e se divertir dessa forma.



Raças de pastoreio e perdigueiros tem maior tendência às cavucadas. Isso porque originalmente não cães de trabalho e a vida doméstica pode exigir que ele procure outras formas de gastar sua energia. Cães menores também fazem lá suas obras subterrâneas. E tudo pode começar com aquele matinho que balança de um lado para o outro com o vento e não parece estar exatamente no lugar correto. Esse pobre matinho acaba virando o brinquedo do peludinho e o primeiro impulso para ele se incomodar com tantos outros e decidir mudar o paisagismo inteiro.

Mas o que fazer se seu peludinho começar a cavar o jardim e estragar suas orquídeas, bromélias, o gramado que demorou tanto para vingar e, de quebra, ainda encher seu anão Zangado decorativo com terra? Depois que cachorros adquirem essa prática é muito difícil fazê-los parar, mas não é impossível.

Primeiro você vai precisar fazer uma importante decisão: Você mudaria seu jardim? Se estiver disposto, encha os buracos feitos pelo cão com pedras e deixe apenas uma fina camada de terra para para cultivar plantas que não exijam um solo muito macio. Coloque algumas pedras redondas e irregulares em alguns lugares para trilhar um caminho e criar limites entre seu cão e seu jardim. Cães não gostam de superfícies irregulares, então depois de tentar pisar algumas vezes nas pedras e não se sentirem confortáveis, vão esquecer o local.

Se mudar o paisagismo não é uma hipótese, você terá que disciplinar seu cão, sabendo do risco de dar ou não certo.

Uma das formas de disciplinar é acompanhar a rotina do seu cão. Na hora da escavação, dê-lhe um susto, ou um banho de mangueira. Isso tirará a concentração dele do local, mas nada garante que cedo ou tarde ele não tente voltar a fazer as obras do metrô. Outras pessoas ainda optam por colocar fezes do próprio cão no buraco, o que pode funcionar com alguns cães. Paralelo ao trabalho psicológico e aos sustos no local, mantenha-o ocupado. Leve-o para passear mais vezes ao dia, faça-o gastar energia de diversas formas e dê opções ao cachorrinho para ter com que brincar, e não lembrar da graminha que balança de um lado para o outro.

Onde o cachorro dorme, coloque um cobertor para moldar ao corpo do peludo na hora que ele deitar. No verão, disponibilize uma caminha em um local fresco da casa, abaixo de sombra. Assim ele não precisará buscar seu próprio abrigo do sol.

Mudar um hábito tão natural e próprio do animal nunca é recomendado, pois o animal sempre procurará outra forma de gastar energia. Por isso, o mais indicado, é sempre se informar, mesmo antes de receber um animalzinho em casa, saber quais são os hábitos do novo residente da casa e o que deverá ser adaptado para que ele viva bem e em harmonia com você, dando amor e carinho, do jeito que só os animais sabem oferecer.

#clickpata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Todos os comentários serão moderados. Comentários preconceituosos, ou de teor comercial não serão permitidos.