As melhores postagens

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vem aí o Bloco do BOB - 4º Cãonaval de Campinas

Pelo quarto ano seguido, o bloco do cachorrinho mais animado de Campinas vai ocupar o Cambuí! Venha participar de uma diversão de carnaval bem família, onde você pode trazer seus filhos e - principalmente - seus animais! :D

Domingo, dia 3 de fevereiro, a partir das 16h
Concentração: Largo Santa Cruz (Cambuí, Campinas, SP)
Trajeto: Até o Centro de Convivência
Abadás: R$ 20,00 (vinte reais) - reservas pelos tels: (19) 9526-3370 / 9381-3399 (NÚMERO LIMITADO)

POSTOS DE VENDA DO ABADÁ (pra você) E DA BANDANA (para os pets):
•Feiras de adoção da U.P.A.:
- Shopping Galeria: Loja Cobasi (Quarta a Domingo das 11h às 19h)
- Shopping Dom Pedro: Loja Pet Center Marginal (Sábado e Domingo das 11h às 19h)
•Camp Agro: Rua Barbosa de Barros, 392 – Botafogo – Tel: (19) 3232-7220
•Clínica Dra. Alexandra Pavanello: Rua Dona Licinia Teixeira de Souza, 386 – J. Aurélia Tel: 3388-7485
•Pet Shop e Hotel Recãonto Canino: Rua Ferreira Penteado, 1566 – Cambuí – Tel: (19) 3295-8759
•Agro Pet Calais: R. Buarque de Macedo, 22 – Jd. Ns. Auxiliadora – Tel: (19) 3241-9202

VENHA E TRAGA SEU CÃOZINHO!!!

Texto de divulgação do Facebook da UPA.

Conheça mais sobre a história do Bob e do Cãonaval nesta matéria do Notícia Animal.

#clickpata

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

As dificuldades das ONGs e Protetores

A cada dia que passa fica mais evidente o quanto as pessoas ficam admiradas pelos trabalhos das ONGs e Protetores de Animais quando os conhecem. Realmente, é um trabalho muito bonito sair de casa, resgatar um animalzinho das ruas, tantas vezes filhotes tão frágeis e que às vezes sobrevivem, às vezes não. Resgatar animais machucados, entre a vida e a morte, cuidar, acreditar na vida mesmo que as condições provem o contrário e com força e amor deixá-los belos novamente para encontrarem um lar...

Sim, o trabalho é lindo, mas conseguir finais felizes nem sempre é tão fácil. Os voluntários e protetores enxergam a necessidade do animal e seu amor pela vida os fazem tomar ações impensadas, agir com o coração em prol do que acreditam, mas entre o resgate e as adoções eles precisam de muita ajuda!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Encontrado cão da raça Chow Chow

Vamos ajudar a encontrar o lar deste lindo Chow Chow!

Ele foi encontrado na tarde do dia 26/01, na cidade de Campinas, nas proximidades dos bairros Vila Marieta, Jardim Nova Europa e Ponte Preta. O cachorro dócil está aparentemente bem, apenas com muitos nós no pelo e sem tosa.

Ele foi resgatado por um vizinho e está em lar temporário com o Paulo, que está cuidando do peludo e ajudando a encontrar seu tutor.

Existem algumas hipóteses para esse lindo cachorro estar nas ruas. Uma delas pode ter sido o fato de ter fugido ou se perdido de sua casa. Nesse caso, pessoas devem estar muito preocupadas, em busca de seu pet e precisam de ajuda para encontrá-lo. Outra possível hipótese, pode ser muito cruel: o fato de ter sido abandonado por dar despesas e trabalho.

Não podemos ter certeza, mas infelizmente este não seria o primeiro caso de abandono de animais de raça. Muitas pessoas os abandonam porque acham "bonitinho" ao comprar e depois descobrem que o animal cresce, exige cuidados e despesas como banhos e tosas frequentes, alimentação especial e atenção.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuidados com as unhas de seu gatinho

As unhas dos gatos são suas principais armas de ataque e defesa, além de ajudá-los em sua natureza caçadora e como excelentes escaladores de árvores e andadores de muros e telhados que são.

O problema acontece que com a domesticação dos gatos, as unhas passaram a não ser tão necessárias e quando muito afiadas, são até mesmo um risco, pois os gatinhos podem machucar seus donos (mesmo que sem querer) ou estragar os móveis da casa.

Para isso, muitas pessoas optam por cortar as unhas de seus gatinhos. Mas cortar as unhas dos pequenos leõzinhos pode não ser tão fácil quanto parece, então, segue algumas dicas de como cumprir esta missão de forma segura e sem traumas para seu gato.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas de cursos no ramo veterinário

Muitas pessoas buscam no mercado veterinário a oportunidade de ter seu negócio próprio, se especializando no conhecimento de animais e manuseio. Não é à toa que tantos olhos tem se voltado para este mercado tão lucrativo, que só no Brasil faturou cerca de 14 bilhões em 2012 e a população de cães e gatos é crescente e estão sendo cada vez mais "mimados" por seus tutores.

Cursos de Adestramento são os mais buscados nas grandes capitais.
Assim como aconteceu na Europa há alguns anos, os novos casais brasileiros estão cada vez mais evitando filhos e substituindo-os por animais de estimação. Muitos animais ganham até mesmo festas de aniversários produzidas por organizadoras profissionais.

O que para muitos é um luxo, para outros é uma oportunidade de mercado e profissionalização em uma área para "fazer o que se gosta". Para isso, existem muitos cursos disponíveis em escolas especializadas, a diversos custos e duração.

Confira os cursos que você pode encontrar com facilidade em pet escolas e suas características:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gatinho Perdido em Sumaré/SP - URGENTE


Vamos compartilhar com quem pudermos! Somente quem já perdeu um animalzinho sabe a falta que ele faz!

Animais: Anti-depressivo eficaz para idosos

Uma família composta por pais e um ou mais filhos, com o tempo é desfeita. Desfeita por causas naturais, onde os filhos se casam ou vão em busca de suas vidas independentes e saem do lar, o(a) companheiro(a) vem a falecer e muitas vezes o(a) idoso(a) vem a se encontrar sozinho, o que pode causar doenças como a depressão e o Alzheimer.

No caso da depressão, o idoso tende a não sentir mais desejo de sair de casa, sente medo de sair sozinho, acha-se incapaz de fazer atividades rotineiras como compras, cozinhar, lavar a louça e etc... Um idoso que chega a este estado, começa inclusive a desenvolver outras doenças, uma vez que a depressão começa a trabalhar no sistema imunológico. Em casos extremos, o idoso chega ao mal de Alzheimer, cada vez mais comum na terceira idade atual. Um paciente de Alzheimer esquece-se aos poucos quem são seus familiares, confunde seu passado com seu presente, e muitas vezes age como crianças, sem noção de riscos e perigos.

Como a velhice chega para todos, ela não deve ser temida, mas precisamos nos preparar para recebê-la. O que ajuda a prevenir o envelhecimento da mente são atividades como palavras cruzadas e leitura de revistas de diversos assuntos. Para evitar a solidão na velhice, as alternativas são o envolvimento com grupo de pessoas da mesma idade e interesses, assim como a adoção de um animalzinho.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - choque elétrico

Principalmente quando filhotes, é muito comum animais roerem fios e, quando há corrente, consequentemente serem vítimas de um choque elétrico.

Os riscos de um choque podem não passar de um simples susto ou causar queimaduras e parada cardíaca. Tudo vai depender da corrente elétrica, voltagem e tempo exposto a ela.

Para evitar o choque em seu animal, dê outras opções sem perigo para ele roer, como ossinhos, brinquedos, pedaços de couro e etc. Mesmo assim previna-se. Ao sair de casa, tire os fios das tomadas evitando que os mesmos tenham corrente por eles. Dessa forma você evitará que o choque aconteça sem você está em casa, deixando o animal sem socorro e podendo morrer.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fotos da Venda de Calendários e Socialização ATEAC

No domingo, 19/01, estivemos acompanhando e prestigiando a venda de calendários realizada pela ATEAC na Lagoa do Taqural, em Campinas/ SP. Felizmente o dia estava lindo, com muito sol e muita gente passeando no local, o que ajudou inclusive no trabalho de socialização dos cães voluntários.

Confira em nossa galeria as fotos do dia, dos voluntários e de outros lindos pets que passeavam pelo local e aproveitaram para conhecer o trabalho da ATEAC. Se você deseja que seu pet seja um terapeuta voluntário ATEAC, entre em contato com a ONG para saber como inscrevê-lo.

Você ainda pode comprar seu calendário ATEAC. Procure em um dos pontos de vendas descritos aqui, entre em contato com a ATEAC ou conosco aqui no Click Pata.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Precisa de recursos para seu projeto? O Bicharia pode te ajudar

A dica de hoje vai ajudar todo mundo que tem projeto para nossos amigos peludos e está procurando uma verba para torná-lo real!




O PRIMEIRO CROWDFUNDING PARA AUXILIAR ANIMAIS CARENTES 



Foi lançado em outubro de 2011 o Bicharia, um site de financiamento coletivo (conhecido como crowdfunding) para viabilizar projetos que beneficiem os animais carentes de todo Brasil.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - Parada Cardíaca e Respiratória

Assim como acontece em nós humanos, animais podem sim sofrer uma parada cardíaca e respiratória.

A parada cardíaca pode ser ocasionada por diversas situações, como após uma queda, acidente, dores fortes, engasgamento e até mesmo devido a idade do animal e fraqueza no coração, que é um músculo.

Para identificar se o animal está com parada cardíaca, observe se o animal está respirando pelo movimento da barriga e se aproximando do focinho para sentir a respiração. Não sentindo sinal de respiração, ouça se o coração está batendo. Se não estiver, inicie a massagem cardíaca.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Perdeu seu pet? O PetPista te ajuda a encontrar!

A dica de hoje é muito importante para quem procura por seu animalzinho perdido, encontrou um peludinho, deseja doar ou adotar um amigão, o PetPista é um novo serviço disponível na internet, totalmente gratuito e ainda recompensa a sua participação.

Confira como funciona e cadastre hoje mesmo seu pet na rede! 

Ninguém quer perder seu pet, mas acidentes podem acontecer, portanto é melhor protegê-lo!




Serviço virtual inédito promete facilitar a busca de animais desaparecidos


Sistema de busca e de cadastro de animais foi lançado ontem (dia 15), recompensa os seus participantes e pretende revolucionar o mercado pet brasileiro 


Qualquer um que já tenha perdido um animal de estimação está familiarizado com a sensação de impotência ao se deparar com tantos obstáculos para recuperar seu amigão: mesmo lançando mão de cartazes, anúncios e telefonemas, a dificuldade para encontrar um animal nas cidades pode ser tanta que a maioria das pessoas acaba desistindo da busca e se conformando com o fato de ter perdido um companheiro.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - Queimaduras

Queimaduras ocorrem quando os animais se aproximam de superfícies quentes, velas, chamas acesas, contato com água, óleo ou líquidos quentes e até mesmo por contato com produtos químicos.

Normalmente, após a queimadura, o animal estará assustado, portanto ao se aproximar-se dele, vá com cautela e evite fazê-lo se sentir encurralado. Cães podem vir a morder o dono em situações de desespero ou de dor, portanto o uso de uma mordaça ou focinheira poderá ser útil para que ele permita ser manuseado.

Pegue o animal, evitando encostar  no local machucado e avalie o grau da queimadura.

Assim como os humanos, animais podem apresentar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau.

Como identificar uma queimadura

Devido a pelagem do animal, muitas vezes não é tão fácil identificar uma queimadura de primeiro ou segundo grau.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - sufocamento e asfixia

O engasgamento em animais é bastante comum. Isso ocorre porque cãezinhos e gatinhos costumam brincar com o que pode e o que não pode. Além disso, animais mais gulosos podem engasgar com a própria comida ou salivação.

O engasgamento ou o sufocamento (asfixia) acontece quando o objeto ou pedaço de comida fica parado na garganta ou via respiratória.

Um animal engasgado pode apresentar:

-Incômodo na boca e movimentação em excesso
-Movimentação da língua e salivação
-Arroxeamento das mucosas, língua e gengivas
-Movimentos para trás e tentativa de tirar o objeto com as patas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - cortes e ferimentos

Até mesmo animais que estão dentro de casa podem se machucar e aparecerem com cortes. Ao encontrar o seu animalzinho, ou outro, machucado, você mesmo pode prestar os primeiros socorros de forma muito fácil.

Ao encontrar seu animalzinho machucado, primeiramente estaque o sangramento pressionando o local com um pano limpo ou gaze. O animal pode se sentir desconfortável, então, peça ajuda de outra pessoa para segurar a boca, evitando que ele te morda. Caso você possua, pode fazer o uso de focinheiras também. Se estiver sozinho, procure mantê-lo calmo e manuseá-lo com o máximo de cuidado.

Caso o corte tenha atingido uma artéria ou vaso, o sangramento será mais intenso, o que é chamado de hemorragia. Neste caso, você não conseguirá estancar com o procedimento citado acima. Para isso, mantenha o órgão erguido (o máximo que conseguir, sem causar desconforto ao animal), enrole panos limpos no local e leve-o ao veterinário. Alguns veterinários
aconselham a realização do torniquete. O torniquete é quando utiliza-se um cordão, elástico, barbante ou cadarço, e amarra-o um pouco acima do corte. Pode ser usado nas patas e no rabo, mas não pode ficar pressionando o local por mais de 15 minutos, pois corre o risco de gangrenar o órgão. O Torniquete não deve ser feito sem experiência ou necessidade extrema, é melhor que seu animal seja transportado perdendo um pouco de sangue do que com um torniquete feito sem conhecimento da técnica.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros - Intoxicação e Envenenamento

A intoxicação e envenenamento acontecem quando o animalzinho come ou bebe:

-Produtos de limpeza (desinfetante, água sanitária, sabonete, detergente, álcool e etc)
-Alimentos estragados ou impróprios (pão mofado, plantas, carne apodrecida, alimentos além da validade em geral e chocolate)
-Envenenamento (veneno para ratos e insetos)
-Medicamentos (comprimidos ou xaropes de uso humano ou animal em alta quantidade)

Sintomas (pode haver a presença de um ou mais):
Agitação
Sonolência
Salivação em excesso (baba)
Vômitos
Diarréia
Dor abdominal
Dilatação das pupilas
Tremores
Dificuldade respiratória
Hemorragia (pela boca e narinas, ou nas fezes)
Alteração do batimento cardíaco
Coma (em casos extremos)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Primeiros Socorros para animais

Você já parou para pensar o que fazer no caso de seu animalzinho passar por uma situação de emergência? Podem ser as mais diversas das situações, desde um corte ou engasgamento, à fraturas, envenenamento, atropelamento ou até mesmo uma parada do coração do animal.

Se você tem um animalzinho e sabe o quanto a vida dele vale para você, precisa saber o que fazer em situações inesperadas. Não precisamos esperar algo acontecer para lembrarmos de termos em local fácil o contato de um veterinário de confiança. Além disso, procure se informar se o veterinário de seu pet possui transporte especializado ou se oferecem as consultas em casa. Estes serviços costumam ajudar muito em momentos de emergência.

Ao viajar, procure pelo caminho clínicas e hospitais veterinários. Dessa forma, se seu pet estiver junto e precisar, ou se encontrar um animal em situação de emergência no local, poderá ajudá-lo sem perder tempo procurando um local.

Calendário ATEAC

Pessoal, como já divulgamos aqui, não custa reforçar... A ATEAC ainda está vendendo seus calendários. A verba arrecadada é totalmente direcionada para ajudar o projeto. A ATEAC realiza terapias assistidas por animais em crianças e adultos, e precisa de muita ajuda para continuar o projeto.

Mesmo que você já tenha um calendário para este ano, que tal comprar mais um para presentear alguém querido, entregar aos colaboradores de sua empresa e ainda ajudar a ATEAC?

Esta é uma forma de ajudar com recursos e ainda contribuir com a divulgação do projeto. A ATEAC precisa de sua ajuda!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Gatos da Lagoa Taquaral (Campinas/SP)

O post de hoje é um assunto muito sério. Fazia algum tempo que eu (Jéssica) não ia andar na Lagoa do Taquaral, mas com a chegada do ano, academia em férias, e excesso de comidas gostosas nas festas, decidi dar uma caminhadinha enquanto meu marido corria.

Fui pelo lado de dentro da lagoa, e observando placas que a prefeitura colocou nos portões e diversos locais conscientizando sobre o abandono de animais. Eu sabia que gatos estavam sendo abandonados na Lagoa há algum tempo, mas como fazia muito tempo mesmo que não ia caminhar, imaginava que os animais já tivessem sido recolhidos.

Logo que entrei pelo portão principal, me deparei com um branco e preto deitado na grama. Extremamente dócil, já adulto e castrado. Imaginei que fosse trabalho da prefeitura, mas, mais pra frente vi cada vez mais gatos, adultos, filhotes, de todas as cores, em bom estado físico e em sua maioria castrados. Até que, passando a concha acústica, encontrei duas voluntárias alimentando os gatos e parei para conversar.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hora do banho!


Dar banho em animais pode ser uma tarefa bastante divertida, tanto para você, como para seu pet, se ele gostar de água. Mas, alguns cuidados são necessários antes de colocar o peludo de baixo d'água.

Caso você não tenha muita experiência em dar banho em pets, o ideal é que leve-o a um pet shop para que ele seja manuseado corretamente por profissionais, evitando traumas posteriores. Além disso, nos pet shops utilizam produtos adequados para cada tipo de pelo e ainda possuem a vantagem da tosa, que deve ser feita regularmente na maioria das raças de cachorros.

Mas por outro lado, levar o animal com frequência ao pet shop pode se tornar algo trabalhoso, custoso, além de exigir um meio de transporte próprio para isso, então, dar banho no pet em casa pode ser a melhor opção e ainda representar um momento bem divertido entre você e seu pet, que poderá estreitar ainda mais os laços de amor e carinho entre vocês, então, para aproveitar melhor o banho de seu pet, aí vão algumas dicas.

Cuidados antes do banho. Separe todas as coisas que seu animal vai usar no banho para que não precise parar no meio. Se tiver um gatinho, um dia antes você pode aparar as unhas para evitar que ele te arranhe. Animais manuseados desde filhotes não estranham o banho e acabam se acostumando, se feito com certa frequência.

Proteja os ouvidos. Como já explicamos aqui, os ouvidos dos animais são muito sensíveis, e protegê-los da entrada de água no canal auditivo pode prevenir o surgimento de inflamação e doenças. Uma bolinha de algodão já vai resolver o problema. Para colocar o algodão, dê uma torcidinha na ponta, para que entre e fique bem firme dentro do ouvido. Use um pedaço grande de algodão para que consiga retirar depois. Se seu pet ficar muito agitado na hora de colocar o algodão, um petisquinho ou uma comida que ele goste poderá ajudar. De qualquer forma, evite molhar a cabeça do animal diretamente.

Temperatura da água. Assim como nós, o animal gosta de uma banho quentinho, a temperatura pode variar de 32 a 40ºC, tudo vai depender se seu pet e do clima. Banho frio, só no calor e com muito sol, mas o ideal é que a água seja sempre morna.

Local do banho. Animais de pequeno porte podem tomar banho em bacias, tanques ou no prórpio box. Já os maiores devem ser colocados em um local onde consigam se movimentar. O quintal de casa pode ser um bom local, desde que o animal fique preso na guia para não fugir ou exagerar na bagunça.

Entrada na água. Alguns animais tomam banho numa boa, outros, como os gatos, dão um pouco mais de trabalho e exigem paciência. Ao colocar a água em contato com seu pet, comece molhando-o lentamente, jogando a água com as mãos até que ele permita usar uma mangueira ou canequinha.

Hora de ensaboar. Essa é a hora mais gostosa do banho. Com uma esponja e shampoo para pet hipoalergênico, vá ensaboando o animal começando pelas partes mais sujas, passando no animal todinho no sentido do pelo e contra. Animais com pelo muito crespo pode utilizar condicionador após ensaboados. a boca deve ser lavada mas com cuidado para que o animal não ingira o shampoo. Evite também jogar água e sabão diretamente no rosto e cabeça de seu pet, além de cuidar com os olhos. Para lavar o rostinho, jogue água com as mãos e em pouca quantidade. Depois de bem ensaboado e cheiroso, só enxaguar.

Secagem. O ideal é que o animal seja seco com uma toalha e depois com o secador, evitando que sua pele fique úmida e podendo causar micoses, fungos ou outras doenças de pele. Caso seu pet não se adapte com o secador, procure deixá-lo no sol para terminar a secagem.

Frequência de banhos. No calor, o ideal para cães, dependendo da raça, é a cada 7 dias. Gatos, podem ter uma frequência menor, com intervalos de 15 a 30 dias entre um banho e outro. O que não deve ser feito é repetir banhos ou molhar o animal em intervalos menores que 7 dias, pois isso pode tirar a oleosidade natural do pelo do animal, acarretando em doenças de pele e perda do brilho.

Depois do banho, é só curtir seu amiguinho cheiroso, fresquinho e ainda mais gostoso. Faça bastante carinho em seu pet após o banho, para alguns pode ser um momento de stress, então uma recompensa pelo bom comportamento, como um petisco, pode ser uma boa ideia e uma boa maneira de ajudá-lo a se acostumar com banhos.

Outra dica bem legal são os banhos a seco, sprays que limpam, sem a necessidade do uso de água, mas não substituem completamente os banhos convencionais.

Com os gatos é possível sim dar banho, mesmo que alguns tenham pavor de água, precisarão de algumas estratégias e muita paciência, mas não é estranho que logo o bichano se acostume com o banho.

Importante: Se seu animal estiver utilizando algum medicamento tópico, leia as instruções sobre o banho após a aplicação para não remover a ação do produto.

Esperamos ter ajudado, e que você aproveite o banho de seu peludinho!

#clickpata






quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cuidados com os ouvidos dos animais

Já escrevemos em vários posts e quem tem pet já deve ter ouvido de um veterinário a importância de cuidar dos ouvidos de seu peludinho.

Os ouvidos de nossos amiguinhos são mais sensíveis que os nossos e, principamente nos cães de orelha caída, é muito comum que inflamem constantemente.

A inflamação no canal auditivo chama-se otite, e nos animais domésticos, é mais comum seu aparecimento em cães do que em gatos.   Isso se deve ao fato de as orelhas caninas serem caídas, propiciando um ambiente escuro, quente e úmido, mais favorável para o surgimento dos causadores da inflamação. Além disso, cães tomam banho com maior frequência, o que facilita a entrada de água nos ouvidos quando o banho não é dado por profissionais, ou sem os devidos cuidados.